Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 13.02.2017

nowcasting

ATENÇÃO 13/02/2017 – 18h47min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC, nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram)

ATENÇÃO 13/02/2017 – 17h12min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC, nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram)

ATENÇÃO 13/02/2017 – 14h56min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram)

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDCEPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-

aviso

AVISO METEOROLÓGICO 13/02/2017 – 08:00h (EPAGRI/CIRAM)

ALTO VOLUME DE CHUVA

Inicio: 14:00h de 13/02/2017

Fim: 06:00h de 14/02/2017

Regiões: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte.

Previsão: Pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos. Risco de temporais localizados.

Acumulado: pontuais de 40 a 70mm.

Sistema Meteorológico: Cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

***Nas demais regiões os valores de chuva previstos são menores, com pontuais de 10 a 30mm no período, no entanto não se descarta a possiblidade de temporais localizados.***

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

————————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Segunda-feira (13/02) – AVISO PARA ALTO VOLUME DE CHUVA – TEMPORAIS LOCALIZADOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: predomínio de nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia na maioria das regiões. Condições de chuva fraca pela manhã e em forma de pancadas a partir da tarde, mais intensa na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte (Ler Aviso Meteorológico).  Risco de temporais localizados.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

————————————————————————————————————–

Terça-feira (14/02) – AVISO PARA ALTO VOLUME DE CHUVA (MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ) – TEMPORAIS LOCALIZADOS (A PARTIR DA TARDE) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia, em boa parte do Estado. Permanece a condição de chuva na madrugada e início da manhã, e em forma de pancadas com risco de temporais localizados a partir da tarde (Ler Aviso Meteorológico).

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

————————————————————————————————————–

Quarta a Sexta-feira (15 a 17/02) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. Entre a tarde e noite pancadas localizadas de chuva com trovoadas, especialmente do Planalto ao Litoral.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 18 a 28/02 de 2017

O período segue com temperatura alta, com presença de sol na maioria dos dias e pancadas de chuva em SC, preferencialmente entre a tarde e noite, típicas de verão.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta