AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 13.04.2016

OBSERVAÇÃO 14/04/2016 – 04h44m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Chuva persiste nesta quarta e quinta feira em SC !

Quarta-feira (13/04) – AVISO

Tempo: A chuva persiste no Litoral de SC, com total previsto em torno de 20 mm a 40 mm para o resto do dia. O Litoral Norte, onde a chuva é forte neste início de dia, é a região onde a chuva deve ter maior predominância. Volume alto de precipitação no Litoral Norte. Aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste com aumento de nuvens e pancadas de chuva de forma isolada à tarde. Nas demais regiões, variação de nuvens.

Temperatura: mais elevada no Oeste. Sem grande elevação no Litoral devido à nebulosidade.

Vento: leste, virando a nordeste no decorrer do dia.

Sistema: Alta pressão no mar, na altura do Uruguai, mantendo o vento leste e favorecendo o transporte de umidade para o litoral de SC. Corrente de jato em altos níveis.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Quinta-feira (14/04) – ATENÇÃO

Tempo: Início do dia com variação de nuvens com chuva no Litoral e Vale do Itajaí no decorrer do dia. A partir da tarde as pancadas de chuva atingem também as demais regiões do Estado.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste a norte.

Sistema: Cavado em superfície influenciando o Estado.

Sexta-feira, sábado e domingo (15, 16 e 17/04)

Tempo: Poucas nuvens e predomínio de sol devido à influência de um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar quente. Sem indicativo de chuva no Estado.

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: noroeste e norte, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 18 a 27 de abril de 2016

Nos primeiros dias deste período os indicativos são de tempo mais seco. Nos dias 20 e 23/04 há indicativos de duas frentes frias passando pelo Estado, causando chuva. Após o dia 24/04, a tendência é de queda na temperatura devido a uma massa de ar frio.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 14/04/2016 – 02h25m: Nas próximas 2 horas, Instabilidade se deslocando provoca pancadas de chuva e descargas elétrica (raios) no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 14/04/2016 – 00h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Litoral Sul de SC. Entre a Grande Fpolis Serrana, Vale do Itajaí e Planalto Norte chuva com intensidade moderada a forte por alguns momentos. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 13/04/2016 – 23h04m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Alto Vale e Grande Florianópolis.  (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 13/04/2016 – 22h12m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste de SC, na região de divisa com PR. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 13/04/2016 – 21h06m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 13/04/2016 – 20h04m: Na próxima hora, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 13/04/2016 – 19h25m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 13/04/2016 – 18h08m:  Na próxima  hora, pancada de chuva e descarga elétrica e risco de Granizo nas proximidades de Chapecó, Xanxerê, Xaxim   (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 13/04/2016 – 17h25m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 13/04/2016 – 17h10m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 13/04/2016 – 15h10m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 13/04/2016 – 13h40m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas no Extremo Oeste de SC, nas proximidades de Itapiranga. (EPAGRI/CIRAM)