Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 13.11.2015

 

AVISO 13/11/2015 – 15h35min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 60 a 70 km/h na Grande Florianópolis e de 80 a 90 km/h nas regiões mais altas do Planalto Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 13/11/2015 – 14h00min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 60 a 80 km/h no Meio Oeste e de 80 a 90 km/h nas regiões mais altas do Planalto Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 13/11/2015 – 13h57min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporal isolado no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO METEOROLÓGICO –  13/11/2015 (Epagri/Ciram)

Pancadas de chuva e temporais em Santa Catarina

Na sexta-feira (13/11) ocorrem pancadas de chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul e nas demais regiões entre a tarde e inicio da noite. Essa condição de instabilidade está associada ao rápido deslocamento de uma frente fria.

Risco de chuva mais forte, com pontuais de 40 a 50 mm, e risco de temporais e granizo isolado, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Temporais são acompanhados de chuva forte e intensas rajadas de vento.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: 

  1. Permanecer em local seguro;

  2.  Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados;

  3.  Fechar janelas e portas;

  4.  Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências;

  5.  Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

     

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (Epagri-Ciram) 

Sexta-feira (13/11): 

Tempo: Predomínio de nuvens em Santa Catarina, com pancadas de chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul e nas demais regiões entre a tarde e inicio da noite. AVISO: risco de chuva mais forte e temporal com granizo isolado, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. 

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado. 

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas. 

Sistema: rápido deslocamento de uma frente fria. 

 

Sábado (14/11): 

Tempo: As nuvens diminuem e o sol aparece no decorrer do dia em todas as regiões. Apenas as áreas mais próximas do Paraná permanecem com mais nuvens em alguns períodos. 

Temperatura: elevada, diminuindo entre a tarde e noite. 

Vento: noroeste, passando a sudoeste no decorrer do dia, moderado, com rajadas mais intensas no Litoral. 

Sistema: Avanço de uma massa de ar mais seco pelo Sul do Brasil. 

 

Domingo (15/11): 

Tempo: Ainda ocorrem aberturas de sol na maioria das regiões, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia em todo o Estado. Do Oeste ao Norte do Estado, condições de pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) à tarde e noite, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. 

Temperatura: mais amena ao amanhecer e em elevação durante o dia, mais alta no Oeste. 

Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Planalto, e de sul a sudeste nas demais regiões, fraco a moderado. 

 

Segunda-feira (16/11): 

Tempo: Chance de aberturas de sol pela manhã com aumento de nuvens no decorrer do dia. Do Oeste ao Norte do Estado retorna as pancadas de chuva e descargas elétricas (raios), no período da tarde e noite. 

Temperatura: elevada, mais alta no Oeste. 

Vento: nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste a leste, fraco a moderado. 

 

Terça-feira (16/11): 

Tempo: Aumento de nuvens no decorrer do dia em todo o Estado, com pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) a partir da manhã no Oeste e da tarde nas demais regiões. 

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado. 

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas. 

 

TENDÊNCIA de 17 a 27 de novembro de 2015 

Em boa parte do período, a temperatura fica elevada e as chuvas mais significativas devem se concentrar no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina, com pancadas de chuva especialmente no período da tarde e noite, associadas à formação frequente de sistemas convectivos de mesoescala no Paraguai. Nas demais regiões, as pancadas de chuva ocorrem com menos intensidade. Próximo ao dia 24, uma frente fria passa pelo Estado, provocando chuva e temporais isolados em todas as regiões.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta

AVISOS ANTERIORES:

AVISO 13/11/2015 – 11h09min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporal isolado no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 13/11/2015 – 09h00m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva isoladas com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. Risco de temporal e granizo nas proximidades de Itapiranga. (EPAGRI/CIRAM)