AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14.07.2016

AVISO

AVISO15/07/2016 – 00h15min – Na próxima hora, risco de granizo nas proximidades do município Ponte Serrada e Vargem Bonita. Fonte: Epagri/Ciram

 

AVISO METEOROLÓGICO II – 14/07/2016 18h50min – EPAGRI/CIRAM 

A semana termina com chuva e temporais em SC ! 

A noite desta quinta-feira (14/07) segue com condições de chuva e trovoadas em boa parte do Estado, com risco de temporal e granizo isolado especialmente no Oeste. O acumulado de chuva médio varia de 10 a 20 mm, podendo ocorrer pontuais maiores. 

Na sexta-feira (15/07) a chuva diminui pela manhã, especialmente no Sul e Litoral do Estado. Entre a tarde e noite volta a chover em todas as regiões, se estendendo até a manhã de sábado (16/07), podendo ser localmente forte e associadas a temporais com granizo isolado, devido ao avanço de uma frente fria. O acumulado médio previsto para o período é de 50 a 80 mm, podendo ocorrer pontuais maiores, sobretudo nas áreas mais próximas ao Paraná. 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

   AVISO METEOROLÓGICO I – 14/07/2016 10h40min – EPAGRI/CIRAM 

Quinta (14) e sexta-feira (15/07) com chuva, risco de temporal e granizo em SC !

De sábado (16) a segunda-feira (18/07) temperatura negativa e geada em SC ! 

No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, permanece com chuva acompanhada de descargas elétricas (raios) entre quinta-feira e sexta-feira (14 e 15/07). Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, chuva acompanhada de descargas elétricas (raios) entre quinta-feira (14/07) e manhã de sábado (16/07).

Os totais médios de chuva previstos ficam em torno de 20 a 40 mm entre a tarde e noite de quinta-feira. Na sexta e sábado, total diário inferior a 50 mm.

Para todas as regiões, condição de temporal com granizo em áreas localizadas, especialmente na quinta-feira. 

A partir da noite de sexta-feira e especialmente no fim de semana e segunda-feira (16, 17 e 18/07) uma nova onda de ar polar atinge o Sul do Brasil, causando declínio acentuado na temperatura em Santa Catarina.

A temperatura mínima será negativa (entre -2°C e -6°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto com formação de geada ampla, nas madrugadas de domingo (17/07) a terça-feira (19/07). O frio também será intenso no Litoral e Vale do Itajaí, onde a mínima deve ficar abaixo de 5°C, com chance de geada isolada. 

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quinta (14) e sexta-feira (15/07) com chuva, risco de temporal e granizo em SC !

(Para todas as regiões, condição de temporal com granizo em áreas localizadas, especialmente nesta quinta-feira)

De sábado (16) a segunda-feira (18/07) temperatura negativa e geada em SC ! 

 

Quinta-feira (14/07) – AVISO PARA TEMPORAIS – GRANIZO – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: Encoberto com chuva em boa parte do dia em todas as regiões de SC. Há risco de pancadas de chuva moderada com descarga elétrica e granizo isolado. No decorrer da tarde a chuva diminui no Planalto Norte e Litoral Norte.

Temperatura: com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste passando a sul, fraco a moderado, com rajadas na tarde e noite.

Sistema: baixa pressão entre RS e SC.

 

Sexta-feira (15/07) – AVISO PARA CHUVA INTENSA – GRANIZO ISOLADO – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO

Tempo: encoberto com chuva do Oeste ao Sul e alternando com períodos de aberturas de sol no Planalto Sul e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis e Norte de SC, variação de nuvens com chuva, especialmente entre a tarde e noite. Há risco de chuva mais intensa, granizo isolado e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, na madrugada e manhã.

Temperatura: em declínio no final do dia, devido à chegada de nova massa de ar frio no sul do Brasil.

Vento: sudoeste e sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Sistema: frente fria em formação em SC.

 

Sábado (16/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA 

Tempo: Muitas nuvens e chuva no início do dia, melhorando com sol a partir da tarde.

Temperatura: baixa com declínio mais acentuado no final do dia.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas principalmente na madrugada e manhã.

 

Domingo e segunda-feira (17 e 18/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA 

Tempo: tempo firme com presença de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa com mínimas abaixo de zero e formação de geada ampla, temperatura em elevação a partir da tarde de segunda-feira.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 19 a 28 de julho de 2016

Na maior parte do período tempo firme em SC. Entre os dias 20 e 21 áreas de baixa pressão no PR favorecem pancadas isoladas de chuva no Meio Oeste, Grande Florianópolis e Norte de SC. A partir do dia 22/07 as temperaturas ficam mais elevadas em todas as regiões de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO – 14//07/2016 06h55min: Na próxima hora, chuva intensa com risco de temporal com granizo nas adjacências de Agronômica, Pouso Redondo, Aurora e Rio do Sul (Vale do Itajaí). EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO 14/07/2016 – 06h20min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, e Litoral Norte/Sul de SC. EPAGRI/CIRAM