Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14/10/2015

aviso

AVISO METEOROLÓGICO – 14/10/2015: Quinta-feira com chuva e temporais em Santa Catarina (atualização 19:50). Fonte: Epagri/Ciram

Nesta quinta-feira (15/10) a condição de chuva é especialmente para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, devido à formação de uma frente fria. A chuva deve iniciar no período da tarde e se estender para a noite, com acumulado de até 50 mm nestas regiões.

Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte há chance de pancadas de chuva entre a tarde e noite, com acumulado de 20 a 30 mm em média.

A temperatura estará elevada, aumentando o risco de temporais localizados com chuva forte, ventania e queda de granizo no Estado.

Acompanhe diariamente atualizações dos Avisos Meteorológicos e Boletins de Previsão do Tempo!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

InundaçõesEvitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terradeve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO HIDROLÓGICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC

Vale do Itajaí

No Alto Vale do Itajaí o Rio Itajaí Açu está em cota de emergência em Rio do Sul, subindo lentamente. As 08h de 14/10/2015 estava em 6,87m.

Planalto Norte

Mafra o Rio Negro está em cota de emergência, mas por hora estabilizado. Leitura de 08h do dia 14/10 estava em 7,78m.

Três Barras o rio está em cota de atenção subindo 3 cm/h. Leitura das 08h do dia 14/10 o rio estava 6,11m. Cota de emergência é 7m.

O Rio Canoinhas em cota de alerta, com 5,89m às 08h de 14/10, subindo 2 cm/h

Dados: Cemaden – Copel – Epagri/Ciram

ALERTA 14/10/2015: Risco de deslizamentos de terra no Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Oeste, em função dos volumes elevados de chuva registrado nas últimas 24h e a previsão de novas pancadas ao longo do dia. Municípios com maiores valores de chuva: Pomerode: 80 mm ; Rio do Campo: 75 mm ; Porto União e Ponte Serrada: 70 mm ; Ilhota: 69 mm ; Quilombo: 67 mm ; Luis Alvez: 65  mm ; Garuva e Rodeio: 63 mm ; Canoinhas: 62 mm. Estações Cemaden e Epagri-Ciram

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (14/10): Céu encoberto e chuva na forma de pancadas pela manhã no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. A partir da tarde, pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

AVISO: Risco de temporal isolado, descargas elétricas (raios) com rajadas fortes de vento e granizo.

Sistema meteorológico: Cavado nos níveis médios e corrente de jato nos altos níveis. Aquecimento e alta umidade do ar em superfície.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (15/10): Aumento de nuvens e chuva a partir do início da tarde nas regiões de divisa com o RS. Nas demais regiões, a chuva inicia no fim da noite e madrugada de sexta-feira.

ATENÇÃO: Persiste a condição de descargas elétricas (raios) e rajadas fortes de vento.

Sistema meteorológico: Frente fria em formação sobre o RS. Corrente de jato em altos níveis. Elevação da temperatura e alta umidade levando a forte instabilidade atmosférica.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sexta-feira (16/10): A frente fria mantém o tempo instável com chuva em SC, melhorando no fim do dia especialmente no Oeste e Sul do Estado. AVISO: Acumulado de chuva previsto de 20 a 30 mm em média e pontuais de 40 a 50 mm nas regiões que fazem divisa com o RS.

Sábado (17/10): A frente fria se afasta porém a umidade continua alta. Com isso ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde no Oeste e Meio Oeste e Planalto.

No Domingo (18/10): volta a chover na forma de pancadas à tarde em todas as regiões devido ao calor e alta umidade. ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e granizo no sábado (17) e domingo (18).

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ATENÇÃO 14/10/2015 – 15h40m: Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 14/10/2015 – 07h20m: Na próxima hora, Risco de Granizo nas proximidades de Gaspar, Nova Trento, Major Gercino, São João Batista, Canelinha, Tijucas e Camboriú. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 14/10/2015 – 06h15m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram

ALERTA 14/10/2015 – 00h12m: Risco de deslizamentos de terra em Pomerode. Foram registrados  83mm de chuva nas últimas 72hs e há previsão de pancadas de chuva para as próximas horas na região. Fonte: Cenad/Cemaden.