AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 15.07.2016

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO – 15/07/2016 09h58min – EPAGRI/CIRAM 

Sexta-feira (15) e sábado (16/07) com chance de temporais em SC !

Risco de chuva forte e temporal com granizo localizado, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná !

Fim de semana com mar agitado e risco de ressaca no Litoral de SC !

De sábado (16) a segunda-feira (18/07) temperatura negativa e geada em SC !

  

Nesta sexta-feira (15/07), a chuva ainda atinge Santa Catarina. Entre a tarde e noite volta chove em todas as regiões. O volume de chuva acumulado deve ficar em torno de 40 a 60 mm no Estado. Há risco de descargas elétricas (raios) e granizo neste período. 

No sábado (16/07), a frente fria avança para norte e com isso as regiões que fazem divisa com o RS devem ter diminuição de chuva já a partir da madrugada. Nas demais regiões, a chuva ainda ocorre até a tarde e o volume pode ser alto, principalmente na madrugada nos municípios das regiões do Planalto Norte e Litoral Norte. O acumulado médio previsto para o período é de 50 a 60 mm, podendo ocorrer pontuais maiores, sobretudo nas áreas mais próximas ao Paraná.

  

No decorrer do sábado (16/07) e no domingo (17/07) há previsão de vento mais intenso e persistente de sudoeste a sul, com rajadas de 50 a 70 km/h, no Litoral de SC. Esse vento provoca forte agitação no mar com picos de 2,0 a 3,0 m e risco de ressaca, especialmente no fim do sábado e domingo. 

Essa condição adversa de mar estará associada a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e avanço de um intenso sistema de alta pressão (massa de ar polar) pela Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.

 

A partir da noite desta sexta-feira (15/07) e especialmente no fim de semana e segunda-feira (16, 17 e 18/07) uma nova onda de ar polar atinge o Sul do Brasil, causando declínio acentuado na temperatura em Santa Catarina. Na tarde e noite de sábado pequena chance de neve nas áreas altas da serra. Nas madrugadas de domingo e segunda-feira a temperatura mínima será negativa (entre -1°C e -6°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto com formação de geada ampla. O frio também será intenso no Litoral e Vale do Itajaí, onde a mínima deve ficar abaixo de 5°C, com chance de geada isolada.  

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Nesta sexta-feira voltam a ocorrer temporais em SC ! 

Frio intenso a partir de sábado com pequena chance de neve na serra

  

Sexta-feira (15/07) – AVISO PARA TEMPORAIS – GRANIZO – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO 

Tempo: mais nuvens com pancadas de chuva e trovoadas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, pela manhã. No decorrer do dia ocorre variação de nuvens com aberturas de sol especialmente de Florianópolis ao Sul do Estado, porém a chuva retorna para todas as regiões entre a tarde e noite. Risco de chuva forte e temporal com granizo localizado, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. 

Temperatura: em elevação, declinando no final do dia, devido à chegada de nova massa de ar frio no sul do Brasil. 

Vento: noroeste a sudoeste/sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral Sul. 

Sistema: frente fria em deslocamento por SC. 

 

Sábado (16/07) – AVISO PARA TEMPORAIS – GRANIZO – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – DECLÍNIO DE TEMPERATURA 

Tempo: Chuva na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol em SC. Risco de chuva forte e temporal com granizo localizado na madrugada, especialmente da Grande Florianópolis ao norte do Estado. 

Temperatura: em declínio acentuado, com ocorrência da mínima à noite. Pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul, entre a tarde e noite. 

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes. 

Sistema: frente fria saindo de SC e avanço de uma intensa massa de ar polar. 

 

Domingo e segunda-feira (17 e 18/07) – ATENÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA 

Tempo: tempo firme com presença de sol em todas as regiões. 

Temperatura: baixa com mínimas abaixo de zero e formação de geada ampla. 

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado. 

 

Terça-feira (19/07) – OBSERVAÇÃO PARA FRIO INTENSO – GEADA 

Tempo: tempo firme com presença de sol e mais nuvens no Litoral, onde há condição de chuva fraca especialmente no período noturno. 

Temperatura: temperatura em gradativa elevação, mas ainda com condições de geada isolada no Meio Oeste e Planalto. 

Vento: sudeste, variando para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado. 

 

TENDÊNCIA de 20 a 30 de julho de 2016 

Os últimos dez dias do mês devem ser marcados por tempo estável sem chuva em SC e temperatura em gradativa elevação, permanecendo mais baixa no período noturno.

  

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

  1. 15/07/2016 – 20h01min – Nas próximas 2 horas , chuva mais intensa com risco de temporal e granizo na região entre Joaçaba e Rancho Queimado. (Epagri/Ciram).
  2. 15/07/2016 – 19h00min – Na próxima hora, risco de granizo nas proximidades do município de Concórdia e Celso Ramos. (Epagri/Ciram).
  3. 15/07/2016 – 18h12min – Na próxima hora, risco de granizo nas proximidades do município de Lages, São José do Cerrito e Vargem. (Epagri/Ciram).