Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 15.09.2015

ATENÇÃO 16/09/2015 – 06h45m: Rajadas Fortes de Vento de 80km/h do Oeste ao Sul Catarinense nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 15/09/2015 – 23h50m: Ventos fortes de NE de 60 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral Sul Catarinense nas próximas 3h. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO Semana com Risco de Temporais e Elevados Acumulados de Chuva em SC. Fonte: Epagri/Ciram

ALTO RISCO DE TEMPORAIS ENTRE QUARTA (16) E QUINTA-FEIRA (17/09)

Na quarta (16) e quinta-feira (17/09), a aproximação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva a partir do Oeste e Sul de SC, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. Alto risco de temporais localizados e momentâneos (chuva forte, intensas rajadas de vento e granizo), especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Para estas regiões, é bastante favorável a condição de tempo severo.

ATENÇÃO Regiões Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, chuva persistente entre quinta-feira (17) e sábado (19/09), com total acumulado previsto no período de 150 a 200 mm. Caso confirmem as previsões, há o risco de alagamentos e deslizamento de terra. Para as outras regiões de SC, também há previsão de chuva persistente com acumulado médio de 40 a 60 mm no período.

Acompanhe diariamente atualizações dos Avisos Meteorológicos e Boletins de Previsão do Tempo!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizoPermanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Terça-feira (15/09): Sol com aumento de nuvens em todas as regiões. Pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite, nas áreas do Oeste ao Planalto e Vale do Itajaí. No Litoral Norte e Grande Florianópolis, maior presença de nuvens com chuva fraca no início e final do dia. Temperatura mais elevada. Vento de nordeste a noroeste, moderado com intensas rajadas.

OBSERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) do Oeste ao Planalto e Vale do Itajaí.

Sistema Meteorológico: Alta pressão com centro no Oceano favorece circulação marítima no Litoral Norte e Jato Subtropical.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (16/09): Tempo instável com pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) a partir do Oeste e Sul do Estado, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. Temperatura elevada e ar abafado. Vento de nordeste a noroeste, moderado com intensas rajadas.

AVISO: Alto risco de temporal (tempo severo) com vendaval e granizo, especialmente para as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Sistema Meteorológico: Jato de baixos níveis favorece o transporte de calor e umidade do Norte do país para SC. Jato subtropical no Sul do Brasil. Aproximação de uma frente fria vinda do RS.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quinta e sexta-feira (17 e 18/09): Chuva persistente em todas as regiões. Temperatura estável. Vento de nordeste a sudeste, fraco a moderado. AVISO: Elevados totais de precipitação neste período. No Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, o total de chuva pode chegar a 100 mm podendo ser superado. Risco de temporal com vendaval e granizo na quinta-feira (17).

Sábado (19/09): Permanece com chuva persistente em SC nas áreas do Oeste ao Sul do Estado. Nas demais regiões, o sol aparece com chuva menos intensa no início e final do dia. Temperatura estável. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil