AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 15.11.2015

 

 

AVISO 15/11/2015 – 21h10m:  Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Norte de SC, em áreas próximas à divisa com o PR. Risco de temporal e granizo isolado.  (EPAGRI/CIRAM) 

AVISO METEOROLÓGICO – 15/11/2015 (EPAGRI/CIRAM)

Previsão de temporais para o Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina nos próximos dias !

Durante esta semana entre os dias (16 a 19/11), há previsão durante o dia de pancadas frequentes de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste.

Há risco de chuva forte localizada num curto espaço de tempo, com rajadas de vento acima de 60 km/h, com possibilidade de granizo, típicos de temporais isolados.

Nas outras regiões, a chuva ocorre principalmente entre a tarde e noite com o risco menor de temporais, porém não estão descartados.

Os acumulados de chuva diários variam entre 20 a 30 mm, com pontuais mais elevados, especialmente para o Oeste e Meio Oeste catarinense.

 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (Epagri-Ciram)

Domingo (15/11):

Tempo: Predomínio de sol no Estado. No decorrer da tarde, aumento de nuvens e chuva isolada no Planalto Norte e Litoral Norte.

Temperatura: em elevação durante o dia, mais alta no Oeste.

Vento: sul a sudeste, fraco.

Sistema: Sistema de alta desloca para oceano, a cavado sobre o SC e PR.

 

Segunda-feira (16/11):

Tempo: No decorrer do dia, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste catarinense. No período da tarde e noite, correr pancadas isoladas de chuva no Planalto Sul, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Nas outras regiões, somente aumento de nuvens.

Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (17/11):

Tempo: A região do Oeste e Meio Oeste segue com céu encoberto e chuva em forma de pancadas no decorrer do dia. Segue o risco de temporal com granizo.

Aberturas de sol pela manhã com aumento de nuvens no decorrer do dia e, a partir da tarde, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto e no Vale do Itajaí, sem chuva nas demais regiões. Risco de temporal isolado, especialmente no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (18/11): 

Tempo: Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) a partir da manhã no Oeste e a partir da tarde nas demais regiões. Risco de temporal isolado, especialmente no Oeste e Meio Oeste de SC.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (19/11): 

Tempo: Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) a partir da manhã no Oeste e a partir da tarde nas demais regiões. Risco de temporal isolado, especialmente no Oeste e Meio Oeste de SC.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 20 a 30 de novembro de 2015 

No dia 20/11, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados em SC, por influência de uma frente fria no Sul do Brasil. No dia 21/11, uma massa de ar mais seco deixa o tempo firme com sol em todas as regiões. Porém, a partir do dia 22/11, voltam a ocorrer pancadas frequentes de chuva no Estado, especialmente no período da tarde e noite, associadas à formação de sistemas convectivos de mesoescala no Paraguai. A temperatura se mantém elevada no período. O tempo volta a melhorar entre 25 e 27.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta

 

ATENÇÃO 15/11/2015 – 15h27m:  Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) de atividade moderada, no Extremo Oeste, Oeste e Planalto Norte (áreas próximas ao PR). (EPAGRI/CIRAM)