AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 16.05.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO DE MAR – EPAGRI/CIRAM

Mar muito agitado com risco de ressaca no litoral de SC !

Um ciclone extratropical posicionado no oceano próximo a costa do Uruguai, provoca vento forte e mar muito agitado com risco de ressaca no litoral de SC.

Nesta segunda-feira e boa parte da manhã de terça-feira (16 e 17/05) o vento forte e persistente de sudoeste e sul com rajadas de 60 a 70 km/h, causa forte agitação marítima deixando o mar muito agitado a grosso, com ondas altas e picos de onda de 3,0 m a 4,0 m.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Início de semana com sol, declínio de temperatura e geada em SC

Mar muito agitado com risco de ressaca no litoral de SC

Segunda-feira (16/05) – AVISO DE MAR

Tempo: diminuição de nuvens com presença de sol em todas as regiões de SC, no decorrer do dia, devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco pelo Sul do Brasil.

Temperatura: em declínio do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, a temperatura se eleva pela manhã e o declínio ocorre da tarde para noite. A temperatura mínima será registrada à noite em todo o Estado.

Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas intensas entre a tarde e noite do Planalto ao Litoral.

Mar: vento forte e persistente no oceano, causa forte agitação marítima deixando o mar muito agitado a grosso, com ondas altas e picos de onda de 3,0 m a 4,0 m. Vento e altura de onda acima desses valores são previstos para áreas afastadas da costa e ao sul de Florianópolis. Há risco de ressaca, desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: frente fria se afasta para o Sudeste e uma massa de ar frio e seco (sistema de alta pressão) avança pelo Sul do Brasil.

Terça-feira (17/05) – AVISO DE MAR – OBSERVAÇÃO PARA GEADA

Tempo: seco com predomínio de sol em todas as regiões de SC.

Temperatura: baixa em todo o Estado. Mínima próxima de – 2°C no Planalto Sul e condição de geada nas áreas altas do Planalto, Meio Oeste e Oeste.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no litoral.

Sistema: massa de ar frio e seco (sistema de alta pressão) no Sul do Brasil.

Quarta-feira (18/05) – OBSERVAÇÃO

Tempo: sol com algumas nuvens em Santa Catarina.

Temperatura: baixa em todo o Estado. Mínima próxima de – 2°C no Planalto Sul e condição de geada nas áreas altas do Planalto, Meio-Oeste, Oeste de SC.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (19/05)

Tempo: sol com algumas nuvens em Santa Catarina.

Temperatura: baixa na madrugada, em elevação durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (20/05) – Acompanhar boletins !

Tempo: aumento de nuvens com condições de chuva e temporal isolado a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação na maioria das regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 21 a 30 de maio de 2016

No dia 21/05 tempo instável com muitas nuvens e chuva associada a uma frente fria, melhorando no decorrer do dia a partir do Oeste e Sul do Estado. Entre os dias 21 e 23/05, uma massa de ar frio deixa a temperatura baixa com condições de geada do Oeste ao Planalto. Entre 27 e 28/06, uma nova frente fria traz chuva e temporais isolados para o Estado. O mês termina com temperatura baixa, devido influência de uma nova massa de frio no Sul do Brasil.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta