Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 16.07.2016

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

FRIO INTENSO

Uma nova onda de ar polar atinge o Sul do Brasil, causando declínio acentuado na temperatura em Santa Catarina. Na tarde e noite de sábado pequena chance de neve nas áreas altas da serra. Nas madrugadas de domingo e segunda-feira a temperatura mínima será negativa (entre -1°C e -6°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto com formação de geada ampla. O frio também será intenso no Litoral e Vale do Itajaí, onde a mínima deve ficar abaixo de 5°C, com chance de geada isolada

MAR AGITADO

No decorrer deste sábado (16/07) e no domingo (17/07), há previsão de vento mais intenso e persistente de sudoeste a sul, com rajadas de 50 a 70 km/h, no Litoral de SC. Esse vento provoca forte agitação no mar com picos de 2,0 a 3,0 m e risco de ressaca, especialmente no fim do sábado e domingo.

Essa condição adversa de mar estará associada a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e avanço de um intenso sistema de alta pressão (massa de ar polar) pela Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (16/07) – AVISO PARA FRIO

Tempo: Chuva na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol em SC em quase toda SC. Mais nebulosidade na região norte e Planalto Sul.

Temperatura: em declínio acentuado, com ocorrência da mínima à noite. Pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul no final do dia.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes.

Sistema: frente fria saindo de SC e avanço de uma intensa massa de ar polar.

Domingo (17/07): AVISO PARA FRIO

Tempo: tempo firme com presença de sol em quase todas as regiões. Mais nuvens no início da madrugada e pequena chance de neve no Planalto Sul.

Temperatura: baixa com mínimas abaixo de zero e formação de geada ampla

.Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: massa de ar polar.

Segunda-feira (18/07): AVISO PARA FRIO

Tempo: tempo firme com presença de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa com mínimas abaixo de zero e formação de geada ampla

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: massa de ar polar.

Terça-feira (19/07): AVISO PARA FRIO

Tempo: tempo firme com presença de sol e mais nuvens no Litoral, onde há condição de chuva fraca especialmente no período noturno.

Temperatura: temperatura em gradativa elevação, mas ainda com condições de geada isolada nas áreas altas do Estado.

Vento: sul a leste, fraco a moderado.

Quarta-feira(20/07):

Tempo: tempo firme com presença de sol com algumas nuvens.

Temperatura: temperatura em gradativa elevação, mas ainda com condições de geada isolada no Planalto Sul.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 21 a 31 de julho de 2016

Do dia 21 a 25/07, tempo sem chuva em SC e temperatura em gradativa elevação. No dia 26/07, passagem de uma frente fria rápida pelo Estado, provocando chuva. Nos demais dias, com tempo estável sem chuva.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta