Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 16.11.2015

 

OBSERVAÇÃO 16/11/2015 – 17h50m: Pancadas de chuva e descarga elétrica no Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte de SC nas próximas 3 horas. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 16/11/2015 – 15h55m: Pancadas de chuva e descarga elétrica no Planalto Norte de SC nas próximas 2 horas. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 16/11/2015 – 15h25m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Sul e Litoral Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 16/11/2015 – 14h15m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM) 

AVISO METEOROLÓGICO – 16/11/2015 (EPAGRI/CIRAM)

Condição favorável para temporais no Oeste, especialmente na terça-feira! 

No Oeste e Meio Oeste, entre 16 e 18/11 (segunda e quarta-feira), condição favorável para pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporais isolados (rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo), especialmente entre à tarde e noite. No dia 17/11 (terça-feira), chuvas de maior intensidade nestas regiões, com total diário médio de 60 a 80 mm. Este total pode ser superado em algumas localidades.

Nas demais regiões do Estado, pancadas de chuva entre a tarde e noite, neste período, com menor risco de temporais.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

 

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (Epagri-Ciram)

Segunda-feira (16/11):

Tempo: No decorrer do dia, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste catarinense. No período da tarde e noite, pancadas isoladas de chuva no Planalto Sul, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Nas outras regiões, somente aumento de nuvens.

Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
16.11.2015 Realcada

Imagem Satélite GOES-13 Realçada – 16/11/2015 09hs.

Terça-feira (17/11):

Tempo: A região do Oeste e Meio Oeste segue com céu encoberto e chuva em forma de pancadas no decorrer do dia, com risco de temporal e granizo. No Planalto e Vale do Itajaí, aberturas de sol pela manhã com aumento de nuvens no decorrer do dia e, a partir da tarde, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios). Sem chuva nas demais regiões. 

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.


Quarta e quinta-feira (18/11):

Tempo: Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) a partir da manhã no Oeste e a partir da tarde nas demais regiões. Risco de temporal isolado, especialmente no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 20 a 30 de novembro de 2015

No dia 20/11, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados em SC, por influência de uma frente fria no Sul do Brasil. No dia 21/11, uma massa de ar mais seco deixa o tempo firme com sol em todas as regiões. Porém, a partir do dia 22/11, voltam a ocorrer pancadas frequentes de chuva no Estado, especialmente no período da tarde e noite, associadas à formação de sistemas convectivos de mesoescala no Paraguai. A temperatura se mantém elevada no período. O tempo volta a melhorar entre 25 e 27.

 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

 

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta