AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17.11.2015

 

OBSERVAÇÃO 17/11/2015 – 17h50m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte e Litoral Norte de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO METEOROLÓGICO – 17/11/2015 (EPAGRI/CIRAM)

Condição favorável para temporais no Oeste e Meio Oeste de SC! 

Nesta terça e quarta-feira (17 e 18/11), condição favorável para pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de temporais isolados no Oeste e Meio Oeste. O total de chuva diário previsto para essas regiões varia de 30 a 50 mm em média. Este total pode ser superado em algumas localidades mais próximas a Argentina.

Nas demais regiões do Estado, pancadas isoladas de chuva, especialmente entre a tarde e noite, com menor risco de temporais.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (Epagri-Ciram) 

Terça-feira (17/11):

Tempo: Do Oeste ao Planalto e Vale do Itajaí, muitas nuvens com pancadas de chuva e descarga elétrica a qualquer hora do dia.  No Oeste e Meio Oeste, a chuva pode ser mais intensa com risco de temporal isolado (ver Aviso Meteorológico). No Litoral, predomínio de nuvens com algumas aberturas de sol pela manhã e pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) a partir da tarde.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas do oeste ao sul.

Sistema: alta pressão no Atlântico, áreas de baixa pressão no oeste do Sul do Brasil.

17.11.2015 Realcada

 

Imagem Satélite GOES-13 Realçada 17/11/2015 – 08hs.

Quarta-feira (18/11):

Tempo: No Oeste, muitas nuvens com pancadas de chuva a qualquer hora do dia e risco de temporal. No Litoral Norte e grande Florianópolis, aberturas de sol com pancadas de chuva isolada na madrugada e noite. Nas demais regiões, aberturas de sol pela manhã com pancadas de chuva e descargas elétricas (raios), concentradas entre a tarde e noite. Aproximação de uma frente fria no RS.

Temperatura: em elevação com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas.

Sistema: aproximação de uma frente fria no RS.

 

Quinta-feira (19/11):

Tempo: Muitas nuvens com pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) em todas as regiões, no decorrer do dia, devido à passagem de uma frente fria em SC. No Oeste e Meio Oeste, risco de temporal isolado.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste a noroeste, virando para sul, moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (20/11):

Tempo: Muitas nuvens com chuva em todas as regiões, melhorando à noite.

Temperatura: em declínio no final do dia.

Vento: noroeste virando para sudoeste, fraco a moderado.

 

Sábado (21/11):

Tempo: Uma massa de ar mais seco favorece um dia de sol em todas as regiões de SC. 

Temperatura: amena.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 22 a 02 de dezembro de 2015:

No dia 22/11, uma massa de ar mais seco mantém o tempo firme com sol em SC. A partir do dia 23/11, voltam a ocorrer pancadas frequentes de chuva no Estado, especialmente no Oeste. No Sul de SC, as chuvas serão menos frequentes. A temperatura se mantém elevada no período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 17/11/2015 – 15h50m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte de SC. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 17/11/2015 – 09h40m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Vale do Itajaí. (EPAGRI/CIRAM)