AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 17.11.2017 – CARJR

nowcasting

18/11/2017 – 09h10min – Pancada de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2 h (Epagri/Ciram).

18/11 06:22- ALERTA de TEMPESTADE e GRANIZO para Penha, Gaspar, Ilhota, Massaranduba, Blumenau, Luiz Alves, Papanduva, Itaiópolis, Mafra, Barra Velha e Penha.  Busque abrigo. Fique longe de placas, arvores, postes e aparelhos energizados. Ligue 199 e 193.

18/11/2017 – 07h15min- Pancada de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2 h (Epagri/Ciram).

 _______________________________________________________________ 

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
_________________________________________________________________
 

 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

ACUMULADOS DE CHUVA ELEVADOS – TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA-RAIOS-RAJADAS FORTES DE VENTO)

Início: 17/11/2017 às 18:00h

Fim: 18/11/2017 às 08:00h 

Regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Florianópolis Serrana e Vale do Itajaí.

Previsão: Chuva com descargas elétricas (raios), moderada a localmente forte, em alguns momentos, acumulando totais de 50 a 80 mm em média. Risco de temporal isolado (chuva rápida intensa, raios, rajadas fortes de vento).

Sistema: Baixa pressão em superfície e passagem de uma frente fria.

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

 _________________________________________________________________ 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
 
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

  _________________________________________________________________ 

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

PANCADAS DE CHUVA – TEMPORAIS ISOLADOS – ACUMULADOS DE CHUVA ELEVADOS

 

Sexta-feira (17/11) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – TEMPORAIS ISOLADOS – ACUMULADOS DE CHUVA ELEVADOS – Acompanhar monitoramento!

Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. No decorrer do dia, a chuva retorna a partir do Oeste, acompanhada de descargas elétricas (raios), atingindo todas as regiões até à noite. Especialmente no período noturno há condição de chuva localmente forte, com totais elevados, do Oeste ao Sul do Estado (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: o calor diminui em relação aos últimos dias.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: baixa pressão em superfície com centro no Paraguai, influenciando SC.

 

Sábado (18/11) – – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – TEMPORAIS ISOLADOS – ACUMULADOS DE CHUVA ELEVADOS – Acompanhar monitoramento!

Tempo: instável com chuva e descargas elétricas (raios) em todas as regiões, na madrugada e início da manhã (ver Aviso Meteorológico). No decorrer do dia, o tempo melhora gradativamente com aberturas de sol, especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Temperatura: amena, diminuindo no final do dia.

Vento: noroeste virando para sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: passagem rápida de uma frente fria por SC, seguida de uma massa de ar mais seco e frio.

 

Domingo e segunda-feira (19 e 20/11)

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões de SC, com mais nuvens na Grande Florianópolis e Norte do Estado.

Temperatura: amena na madrugada e em elevação durante o dia, mais alta na segunda-feira.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (21/11) – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: sol entre nuvens em SC. No período da tarde e noite, pancadas isoladas de chuva em boa parte do Estado, com menor chance para o norte do Estado.

Temperatura: mais elevada.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 22 de novembro a 02 de dezembro de 2017

No dia 22/11 mais uma frente fria passa por SC, provocando chuva e temporais localizados, melhorando no dia 23/11 com a chegada de outra massa de ar mais seco e frio. Por volta do dia 27/11 nova frente fria traz chuva para todas as regiões de SC. No restante dos dias, sol com variação de nuvens sem chuva significativa.

Gilsânia Cruz – Meteorologista – Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 
Anteriores:
 
 
 

17/11 22:12 – ALERTA de TEMPESTADE para Campo Belo do Sul, Lages, Capão Alto. Busque abrigo. Fique longe de placas, arvores, postes e aparelhos energizados. Ligue 199 e 193. 

 

17/11/2017 – 21h50min- Permanece com pancada de chuva localmente forte e intensa atividade elétrica na região de Campos Novos, com risco de temporal e granizo, na próxima hora (Epagri / Ciram).

 

17/11 21:18 – ALERTA de TEMPESTADE para Campos Novos, Adson Batista, Anita Garibalde, Cerro Negro, Vargem e São José do Cerrito. Busque abrigo. Fique longe de placas, arvores, postes e aparelhos energizados. Ligue 199 e 193.

17/11/2017 – 18h19min- Pancada de chuva com descarga elétrica nas proximidades de Chapecó e Joinville, na próxima hora.(Epagri / Ciram)

17/11 19:25 – ALERTA de TEMPESTADE para Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Guaraciaba, São José do Cedro, Paraíso, Gutambu, Caxambu do Sul, Chapecó, Romelândia e Barra Bonita, São Carlos, Águas de Chapecó. Busque abrigo. Fique longe de placas, arvores, postes e aparelhos energizados. Ligue 199 e 193.
 

17/11/2017 – 19h15min- Pancada de chuva com descarga elétrica no Oeste (especialmente nas proximidades de Chapecó) e região de Joinville, nas próximas duas horas (Epagri / Ciram).

17/11/2017 – 20h05min- Pancada de chuva localmente forte com intensa atividade elétrica na região de Dionísio Cerqueira na próxima hora (Epagri / Ciram).

17/11/2017 – 20h15min- Pancada de chuva com descarga elétrica, localmente forte em alguns momentos e com risco de temporal, no Oeste e Meio-Oeste, nas próximas duas horas. No Litoral Norte e Vale do Itajaí, pancada de chuva com descarga elétrica mais isolada, nas próximas duas horas (Epagri / Ciram).

17/11/2017 – 21h10min- Pancada de chuva localmente forte com intensa atividade elétrica na região de Campos Novos na próxima hora (Epagri / Ciram).

17/11/2017 – 21h15min- Pancada de chuva com descarga elétrica no Planalto Sul na próxima hora.