Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 18.08.2015

aviso

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Risco de temporais nesta quinta-feira !

Nesta quinta-feira (18/08), pancadas de chuva em SC, no decorrer do dia, com risco de temporais isolados (rajadas de vento de mais de 60 km/h e granizo), especialmente no Centro-Norte do Estado.

——————————————————————————————————————

Sexta e sábado (19 e 20/08) com acumulados de chuva significativos !

(Acompanhe atualizações)

Na sexta-feira e sábado (19 e 20/08), chuva persistente em SC, especialmente na região Norte e Litoral.

Sexta-feira são previstos pontuais de 60 mm a 80 mm no Litoral e Vale do Itajaí.

Sábado, pontuais de 60 mm a 80 mm no Norte do Estado (Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte) e Grande Florianópolis.

Especialmente em localidades no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí de SC, os totais de chuva nos dias 19 e 20/08 (48 horas) podem superar os 100 mm.

——————————————————————————————————————————————

Sábado e domingo (20 e 21/08) com vento forte no Litoral e mar agitado !

Entre sábado e domingo (20 e 21/08), são esperadas rajadas de vento sul de 70 a 90  km/h, especialmente no Litoral de SC, devido à intensificação de um ciclone próximo da costa Sul do Brasil. O mar fica agitado na costa, oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações. Nos próximos dias (20/08 a 22/08) a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de  3.0 a 3.5 m), influência da maré viva (maré de sizígia), ventos do quadrante sul e previsão de chuvas para o Litoral. Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré.

——————————————————————————————————————————————

 Entre o sábado e o domingo (20 e 21/08), declínio acentuado da temperatura em SC !

 Nas madrugadas de segunda e terça-feira (22 e 23/08), temperatura mínima próxima de 0°C e negativa (entre -1°C e -5°C), nas áreas altas do Oeste ao Planalto e Alto Vale, com formação de geada. 

A massa de ar frio que avança para o Sul do Brasil no sábado (20/08), começa a afastar-se para o oceano a partir de quarta-feira (24/08), com aumento gradativo da temperatura em SC. 

—————————————————————————————————————————————–

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município). 

Mar agitado: risco para navegação de pequenas e médias embarcações. 

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

   

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 —————————————————————————————————————————————–

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Semana com adversidades de tempo em SC 

Chuva significativa, Ventos fortes, Mar agitado e Frio intenso ! 

Quinta-feira (18/08) – AVISO PARA TEMPORAL (CHUVA INTENSA – RAIOS – VENTOS FORTES – GRANIZO) – Acompanhar monitoramento !

Tempo: pancadas de chuva no decorrer do dia do Oeste ao Planalto. No Litoral, sol com nuvens e chuva à noite. Risco de temporal isolado em SC, com intensas rajadas de vento e granizo, especialmente no Centro-Norte do Estado. (ver Aviso Meteorológico)

Temperatura: baixa.

Vento: sul/sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: deslocamento rápido da alta pressão para o mar e novas áreas de baixa pressão (cavado) avançando do Paraguai para SC.

 

Sexta-feira (19/08) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA – VENTOS FORTES – Acompanhar boletins!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões. Especialmente no Vale do Itajaí e Litoral de SC, condição de elevados totais de chuva. (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: estável, sem grande variação.

Vento: fraco a moderado. De nordeste a noroeste do Oeste ao Planalto. De leste a nordeste no Litoral, com intensas rajadas.

Sistema: sistema de baixa pressão no Paraguai, e outro no litoral do PR e norte de SC, favorecendo o transporte de umidade do mar.

 

Sábado (20/08) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – VENTOS FORTES – MAR AGITADO – DECLÍNIO DE TEMPERATURA – Acompanhar boletins!

Tempo: permanece encoberto com chuva em todas as regiões. Especialmente no Norte de SC e Grande Florianópolis, condição de elevados totais de chuva (ver Aviso Meteorológico). Pequena chance de aberturas de sol no período da manhã.

Temperatura: em declínio acentuado no decorrer do dia, com o avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil. A baixa temperatura e a umidade elevada favorecem condição de neve no Planalto Sul, entre a tarde e noite.

Vento: noroeste a sudoeste/sul, moderado com intensas rajadas, devido à intensificação de um ciclone extratropical próximo da costa catarinense, o que aumenta a sensação de frio. (ver Aviso Meteorológico).

Mar: agitado oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Domingo (21/08) – Acompanhar boletins!

Tempo: chuva na madrugada e manhã do Planalto ao Litoral. No decorrer do dia, melhora do tempo em todo o Estado, com sol a partir do Oeste.

Temperatura: muito baixa, com mínimas próximas de 0°C nas áreas altas do Planalto Sul, onde permanece a condição de neve na madrugada e manhã.

Vento: sul, moderado e persistente, com intensas rajadas no sul e Litoral, devido à atuação do ciclone extratropical na costa catarinense, o que aumenta a sensação de frio.

Mar: agitado oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Segunda-feira (22/08) – Acompanhar boletins!                                                         

Tempo: dia ensolarado em todo o Estado, com o predomínio de uma massa de ar frio e seco.

Temperatura: em declínio na madrugada, com mínimas próximas e abaixo de 0°C nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com geada.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com o afastamento do ciclone extratropical da costa catarinense.

 

TENDÊNCIA de 23 de agosto a 01 de setembro de 2016

O tempo seco volta a predominar em SC, com sol na maior parte do período. A próxima passagem frontal com chuva mais significativa é esperada no final do mês. A partir do dia 23/08, a massa de ar frio dos dias anteriores começa a perder força, e as temperaturas entram em gradativa elevação, especialmente no oeste catarinense.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 19/08/2016 – 07h15min : Pancadas isolada de chuva e descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Sul nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 19/08/2016 – 06h37min : Pancadas isolada de chuva e descarga elétrica na Grande Florianópolis na próxima hora. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO19/08/2016 – 05h42min : Pancadas isolada de chuva e descarga elétrica no Litoral Sul na próxima hora. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO19/08/2016 – 05h25min : Pancadas isolada de chuva e descarga elétrica no Litoral Norte na próxima hora. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 19/08/2016 – 05h00min : Pancadas isolada de chuva e descarga elétrica na Grande Florianópolis na próxima hora. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 19/08/2016 – 01h00min : Pancadas isoladas de chuva e descarga elétrica no Planalto Norte na próxima hora. (Epagri/Ciram)