AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 18.10.2016

 ATENÇÃO 18/10/2016 – 19h45min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul , Litoral Norte e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram) 

 AVISO 18/10/2016 – 18h50min: Na próxima hora, risco de temporal com granizo e ventania acima de 60 km/h nas proximidades dos municípios de Romelândia, São Miguel da Boa Vista, Santa Terezinha do Progresso e Bom Jesus do Oeste (Epagri/Ciram)

AVISO

 AVISO METEOROLÓGICO 18/10/2016 – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – RAIOS – GRANIZO ISOLADO EM SC !

Nesta terça e quarta-feira (18 e 19/10) persiste a condição de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) em todo o Estado e temporais com ventania e granizo isolado (rajadas em torno de 60 a 90 km/h), especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. Esta instabilidade está associada a uma massa de ar quente e úmido que predomina em SC.

Na quinta-feira (20/10) ainda há chance de temporais isolados na madrugada nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e no período da manhã e tarde nas demais regiões, por influência de um sistema de baixa pressão que desloca para o oceano. No decorrer do dia e no fim da semana, diminui a condição de temporais em SC.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (2 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM.  

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

—————————————————————————————————————————————–

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Terça e quarta-feira (18 e 19/10) – AVISO PARA RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – RAIOS – GRANIZO ISOLADO

Tempo: Maior presença de nuvens do Oeste ao Litoral Sul, especialmente nas áreas de divisa com o RS. Aberturas de sol no Norte do Estado. Condição de pancadas de chuva em todas as regiões com risco de temporais (raios, rajadas intensas de vento e granizo isolado). O risco de temporal é maior para as regiões do Oeste ao Planalto e Vale do Itajaí (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: mais elevada no norte de SC com sensação de ar abafado.

Vento: sudeste no litoral, e de nordeste a norte no interior, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais.

Sistema: massa de ar quente e úmido em SC.

—————————————————————————————————————————————–

 

Quinta-feira (20/10) – ATENÇÃO PARA RISCO DE TEMPORAIS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: instável com céu encoberto e chuva em todas as regiões, diminuindo a condição de temporal. No final do dia, o tempo começa a melhorar do Oeste ao Sul do Estado, diminuindo a condição de chuva.

Temperatura: diminui ao longo do dia.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

—————————————————————————————————————————————–

 

Sexta-feira (21/10) – Acompanhar boletins!

Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol. Condição de chuva isolada a qualquer hora do dia no norte de SC.

Temperatura: mais amena.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

—————————————————————————————————————————————–

 

Sábado (22/10) – Acompanhar boletins!

Tempo: o sol aparece em todas as regiões com aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Condição de pancadas de chuva isolada no Oeste e Meio-Oeste.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

—————————————————————————————————————————————–

 

TENDÊNCIA de 23/10 a 01/11 de 2016

Período marcado por pancadas de chuva frequente em SC, concentradas entre a tarde e noite, por vezes acompanhadas de temporais localizados, o que representa uma condição de tempo típica de primavera. Condição de chuva mais intensa em torno do dia 26/10, devido à passagem de uma frente fria no Estado. A temperatura deve manter-se elevada em boa parte do período, ficando amena entre os dias 27 e 28/10, após a passagem frontal.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 AVISOS ANTERIORES:

AVISO 18/10/2016 – 17h30min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Risco de temporal associado a ventos fortes (acima de 60 km/h) e granizo isolado. (Epagri/Ciram) 

AVISO 18/10/2016 – 17h26min: Na próxima hora, risco de granizo isolado nas proximidades de Mafra (Planalto Norte de SC) (Epagri/Ciram) 

AVISO 18/10/2016 – 15h22min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Planalto Norte de SC. Risco de temporal associado a ventos fortes (acima de 60 km/h) e granizo isolado. (Epagri/Ciram) 

AVISO 18/10/2016 – 13h56min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. Risco de temporal associado a ventos fortes (acima de 60 km/h) e granizo isolado. (Epagri/Ciram)

AVISO 18/10/2016 – 10h39min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. Risco de temporal associado a ventos fortes (acima de 60 km/h) e granizo isolado. (Epagri/Ciram)

AVISO 18/10/2016 – 08h31min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Risco de temporal associado a ventos fortes (acima de 60 km/h) e granizo isolado. (Epagri/Ciram)

AVISO 18/10/2016 – 07h00min: Nas próximas 2 horas, risco de temporal associado a ventos fortes (acima de 60 km/h) e granizo isolado no Oeste de SC e pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste e Planalto Sul de SC.(Epagri/Ciram)

ATENÇÃO18/10/2016 – 06h36min: nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 18/10/2016 – 03h43min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO 18/10/2016 – 01h05min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)