Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 18.10.2014 (4)

AVISO METEOROLÓGICO: 

Neste sábado persiste a previsão de pancadas de chuva em SC, na próxima hora atingindo as regiões de divisa com o RS, Oeste ao Litoral Sul, se estendendo para todo o Estado entre a tarde e noite.O acumulado de chuva deve variar entre 10 a 20 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm no Planalto Sul e Litoral Sul. Risco de temporais isolados com chuva forte, ventania e granizo isolado.

No domingo, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, mantendo a condição de chuva em SC. Acumulado de 10 a 20 mm em média no Estado, com pontuais de 50 mm no Planalto Sul e Litoral Sul. Persiste o risco de temporais isolados com chuva forte, ventania e granizo isolado. Neste fim de semana ainda predomina o calor abafado, com máximas entre 28°C e 32°C no Estado. O Oeste, Litoral e Vale do Itajaí podem registrar temperatura acima de 32°C. A temperatura ameniza na próxima semana.

Ressalta-se que na primavera as condições de tempo variam bruscamente, sendo de fundamental importância o acompanhamento diário da previsão de tempo e avisos.

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Sábado (18/10): Manhã com mais nuvens e condições de chuva no setor norte do Estado, especialmente entre o Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, nebulosidade variável com aberturas de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Acumulado de chuva de 10 a 20 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm no Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura alta, com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar.

Atenção para tarde e noite: calor, temporal isolado com chuva forte, descarga elétrica, rajadas de vento (acima de 60km/h) e granizo.

Sistema Meteorológico: Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) no RS, com avanço de áreas de instabilidade para SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (19/10): Tempo instável com chuva em SC. Acumulado de chuva de 10 a 20 mm em média, com pontuais de 50 mm no Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado.

Atenção: temporal isolado com chuva forte, descarga elétrica, rajadas de vento (acima de 60km/h) e granizo.

Sistema Meteorológico: avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na segunda-feira ainda ocorre chuva isolada na madrugada e no setor norte ainda durante o dia, mas no decorrer do período o tempo melhora com presença de sol em boa parte do Estado. Na terça e na quarta-feira, sol em todas as regiões com chance de chuva isolada no período noturno no Litoral e áreas próximas, devido a circulação marítima. A próxima semana inicia com temperatura mais amena, sem alerta para SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores:

AVISO (18/10/2014 – 06h00min): Próximas 2 hs. Risco de temporal isolado no setor norte do Estado de SC do Oeste ao Litoral. Fonte Defesa Civil.

Observação: (18/10/2014 – 09h15min): Na próxima hora nucleos de instabilidade provocam pancadas de chuva e raios entre o Oeste e Litoral Sul. Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO: (18/10/2014_10h40min): Pancadas de chuva com descarga elétricas e rajadas de vento do Oeste ao Litoral Sul nas próximas 3 horas. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO: (18/10/2014_11h30min): Risco de temporal e granizo em São Joaquim e adjacentes nas próximas 3horas. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO: (18/10/2014_11h50min): Temporal isolado com raios e granizo do Planalto Sul ao Alto Vale de Itajai nas 2 horas.. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO: (18/10/2014_12h20min): Temporal com raios e granizo isolado no Meio Oeste e Grande Florianópolis Serrana nas próximas 2 horas.. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO: (18/10/2014_13h25min): Temporal com raios e granizo isolado no Meio Oeste, Meio Oeste e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas.. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO: (18/10/2014_21h00min): Risco de temporal e granizo em Capão Alto, Lages e adjacentes nas próximas 3horas. Fonte: Defesa Civil SC.