Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 18.11.2015

 

ATENÇÃO – 18/11/2015 20h25min: Na próxima hora, pancadas de chuva, moderada a forte, e descargas elétricas (raios) na Grande Florianópolis (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO – 18/11/2015 18h40min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva, moderada a forte, e descargas elétricas (raios) no Planalto Sul, Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram) 

AVISO METEOROLÓGICO – 18/11/2015 – Fonte: Epagri-Ciram

Oeste e Meio Oeste com risco de temporal isolado

Nesta quarta-feira (18), mais uma vez ocorrem pancadas de chuva com descarga elétrica (raios), chuva forte localizada num curto espaço de tempo, rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo especialmente no Oeste e Meio Oeste entre a tarde e a noite. O total de chuva previsto para essas regiões varia de 30 a 50 mm em média. Este total pode ser superado em algumas localidades mais próximas a Argentina.

Nas demais regiões do Estado, pancadas isoladas de chuva, especialmente entre a tarde e noite, com menor risco de temporais.

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC– Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (18/11): Áreas de instabilidade vindas do Paraguai resultam em mais nuvens no Oeste e Meio Oeste com previsão de pancadas de chuva com trovoadas já pela manhã e também tarde e noite.

AVISO: Risco de temporal localizado no Oeste e Meio Oeste. Nas outras regiões catarinenses, a chuva de forma mais isolada entre a tarde e a noite. O risco de temporal é menor.

Sistema: Sistema de baixa pressão se deslocando de Oeste para leste do Estado.

Quinta-feira (19/11): Muitas nuvens com pancadas de chuva e descarga elétrica em todas as regiões, na madrugada e a partir da tarde, devido à passagem de uma frente fria em SC.

ATENÇÃO: Nas áreas que fazem divisa com o RS, há risco de temporal isolado.

Sexta-feira (20/11): Muitas nuvens com pancadas de chuva e raiosporais isolados na madrugada e início de manhã em todas as regiões, melhorando rapidamente a partir da tarde. 

ATENÇÃO: Risco de temporal isolado na madrugada e início de manhã em todas as regiões de SC.

Sábado e domingo (21 e 22/11)Uma massa de ar mais seco favorece um dia de sol em todas as regiões de SC.

TENDÊNCIA de 23 a 03 de dezembro de 2015

Nos dias 23 e 24/11, voltam a ocorrer pancadas isoladas de chuva no Estado. No período seguinte, céu encoberto com chuva intermitente em SC em forma de pancadas, especialmente no Oeste e Meio Oeste. A temperatura se mantém elevada no período. 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta

 

ATENÇÃO – 18/11/2015 15h55min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) com rajadas fortes de vento no Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

 

ATENÇÃO – 18/11/2015 14h:45m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), e risco de temporais isolados no Oeste e Planalto Norte de SC. (Epagri-Ciram)

 

ATENÇÃO – 18/11/2015 13h:45m: Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste de SC. (Epagri/Ciram)