AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 18.12.2015

AVISO 18/12/2015 – 20h50m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) em todas as regiões de SC. Rajadas de vento de 70 e 80 km/h no Meio Oeste e Planalto Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 18/12/2015 – 17h10m: Na próxima hora, risco de temporal com granizo isolado no Litoral Norte e na Grande Florianópolis  (Epagri/Ciram)

aviso

AVISO METEOROLÓGICO – (EPAGRI/CIRAM)

Chuva frequente com risco de temporais no fim de semana !

Nos próximos dias a chuva será frequente em Santa Catarina, devido a várias condições atmosféricas favoráveis, que devem manter a umidade alta no Estado.

Sexta-feira (18/12): Aumento de nuvens no decorrer do dia com chuva a partir da tarde em todas as regiões. A chuva vem na forma de pancadas e pode ser forte por alguns momentos, vindo também com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento. O volume esperado fica em torno de 30 mm, podendo ser localmente maior.

Sábado (19/12/2015): A chuva inicia já na madrugada e manhã nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e se estende a partir da tarde às demais regiões e deve também vir acompanhada de raios e rajadas de vento fortes de forma local. O volume esperado chega a 100 mm no Oeste e Meio Oeste, 80 mm no Vale do Itajaí e entre 30 e 40 mm nas demais regiões.

Domingo (19/12): o céu permanece encoberto no Oeste, Meio Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, com chuva a qualquer hora do dia. O volume pode chegar a 60 mm no Oeste e a 30 mm no Litoral e Vale do Itajaí.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Chuva frequente em SC com risco de temporais no fim de semana

Sexta-feira (18/12) – AVISO

Tempo: Aumento de nuvens no decorrer do dia com chuva a partir da tarde em todas as regiões. A chuva vem na forma de pancadas e pode ser forte por alguns momentos, vindo também com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento.

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: noroeste e norte, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de baixa pressão na Argentina e Paraguai favorecendo o transporte de umidade e calor em direção a SC.

Sábado (19/12) – AVISO

Tempo: A chuva inicia já na madrugada e manhã nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e se estende a partir da tarde às demais regiões e deve também vir acompanhada de raios e rajadas de vento fortes de forma local. O volume de chuva pode ser alto, chegando a 100 mm em alguns pontos do Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: Com pequena elevação devido à nebulosidade.

Vento: Virando a sul na faixa leste do Estado, se mantendo de norte no oeste, com possibilidade de rajadas fortes.

Sistema: Frente fria e corrente de jato em altos níveis.

Domingo (20/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Muitas nuvens em todas as regiões. O céu permanece encoberto no Oeste, Meio Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, com chuva a qualquer hora do dia.

Temperatura: Mais baixa em todas as regiões.

Vento: Sudeste a leste, fraco a moderado.

Segunda-feira (21/12)

Tempo: Variação de nuvens em todas as regiões com chuva fraca a moderada no a qualquer hora do dia.

Temperatura: Em elevação gradativa elevação.

Vento: Nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (22/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol no início do dia em todas as regiões, com aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: Nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 23 de dezembro de 2015 a 01 de janeiro de 2016

Os indicativos são de um período de com tempo típico de verão. A temperatura e a umidade devem ficar altas, resultando assim em sensação de ar abafado e com pancadas de chuva à tarde, todos os dias deste período.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil