AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 19/08/2016

OBSERVAÇÃO 19/08/2016 – 15h10min: Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram).

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO 19/08/2016 – EPAGRI/CIRAM

Risco de chuva forte e acumulados significativos em SC !

 Nesta sexta-feira e no sábado (19 e 20/08), a formação de um ciclone e posteriormente, o avanço de uma frente fria, devem causar chuva persistente em SC. Na sexta-feira, o volume de chuva acumulado pode chegar a 60mm a 80mm no Extremo Oeste e Oeste.

No sábado, pontuais de 60mm a 80mm no norte do Estado (Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte) e Grande Florianópolis.

—————————————————————————————————————————————–

 Sábado e domingo (20 e 21/08) com vento forte no Litoral, mar agitado e condições de alagamentos !

No sábado e domingo (20 e 21/08), são esperadas rajadas de vento sul que podem chegar a 70 a 90 km/h, especialmente no Litoral de SC, devido à intensificação de um ciclone próximo da costa Sul do Brasil. 

Nos dias 20/08 a 22/08 a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de 3.0 a 3.5 m), influência da maré viva (maré de sizígia), ventos do quadrante sul e previsão de chuvas para o Litoral.  Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. 

Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré. Devido à chuva prevista, as condições hidráulicas estarão prejudicadas para escoara o excesso hídrico, principalmente em algumas das cidades do litoral centro e norte do estado. Caso os valores chuva superem em muito os 100 mm previstos, poderemos ter inundações em algumas bacias hidrográficas. Recomendamos acompanhar o monitoramento hidrológico em nossa página da Epagri/Ciram no item Rios On Line.

—————————————————————————————————————————————–

 Próximos dias com declínio acentuado da temperatura e frio intenso em SC !

Nas madrugadas de segunda e terça-feira (22 e 23/08), temperatura mínima próxima de 0°C e negativa (entre -1°C e -5°C), nas áreas altas do Oeste ao Planalto e Alto Vale, com formação de geada. 

A massa de ar frio que avança para o Sul do Brasil no sábado (20/08), começa a afastar-se para o oceano a partir de quarta-feira (24/08), com aumento gradativo da temperatura em SC. 

—————————————————————————————————————————————–

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município). 

Mar agitado: risco para navegação de pequenas e médias embarcações. 

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

   

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

  —————————————————————————————————————————————

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Previsão de chuva intensa, vento forte e frio nos próximos dias !

 

Sexta-feira (19/08) – AVISO PARA TEMPORAL (CHUVA INTENSA – RAIOS – VENTOS FORTES – GRANIZO) – Acompanhar monitoramento !

Tempo: encoberto com chuva no Oeste, Planalto e Litoral Sul já a partir da manhã. A partir do início da tarde, chuva em todas as regiões. Atenção para descarga elétrica (raios) e granizo.

Temperatura: estável, sem grande variação.

Vento: de leste a nordeste. Rajadas fortes associadas às pancadas de chuva.

Sistema: sistema de baixa pressão no Paraguai se estendendo ao oeste de SC no decorrer do dia. Corrente de jato em altos níveis.

 

Sábado (20/08) – ATENÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – VENTOS FORTES – MAR AGITADO – DECLÍNIO DE TEMPERATURA – Acompanhar boletins!

Tempo: Predomínio de nuvens, com chuva em todas as regiões. Especialmente no norte de SC, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, condição de elevados totais de chuva. Pequena chance de aberturas de sol no período da manhã. Possibilidade de neve à noite no Planalto.

Temperatura: Sem grande variação no decorrer do dia. À noite, declínio acentuado associado a uma intensa massa de ar frio.

Vento: Sudeste a sul, com rajadas fortes a partir da noite.

Sistema: Ciclone próximo ao litoral. Sistema de alta pressão influenciando o Oeste.

 

Domingo (21/08) – OBSERVAÇÃO PARA VENTOS FORTES – MAR AGITADO – FRIO INTENSO – Acompanhar boletins!

Tempo: Céu encoberto no início do dia em todo o Estado. Chuva na madrugada e manhã do Planalto ao Litoral, ainda com chance de neve nas áreas altas. No decorrer do dia, melhora do tempo em todo o Estado a partir do Oeste.

Temperatura: Baixa, com mínimas próximas de 0°C nas áreas altas do Planalto Sul. Em queda acentuada à noite.

Vento: Sul, moderado a forte e persistente, com intensas rajadas no sul e Litoral.

 

Segunda e terça-feira (22 e 23/08) – Acompanhar boletins!                                     

Tempo: dia ensolarado em todo o Estado, com o predomínio de uma massa de ar frio e seco.

Temperatura: em forte declínio na madrugada, com mínimas próximas a abaixo de 0°C em todo o Estado, com condição de geada no Planalto, Oeste, Meio Oeste e parte do Litoral.

Vento: Sudeste a leste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 24 de agosto a 02 de setembro de 2016

O tempo seco volta a predominar em SC, com sol na maior parte do período. A temperatura se eleva gradativamente em todas as regiões. A chuva retorna ao Estado no dia 30/08, com a passagem de uma frente fria, que deve provocar também queda na temperatura nos dias seguintes.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ANTERIORES

OBSERVAÇÃO 19/08/2016 – 11h15min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) em todas as regiões de SC (Epagri/Ciram)