AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 19.09.2015

 

 

AVISO 20/09/2015 – 05h17m: Condição de chuva na região Sul de SC, proximidades de Criciúma e Sombrio, nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram.

AVISO 20/09/2015 – 01h02m: Permanece a condição de pancadas de chuva com raios na região da Grande Fpolis, Alto Vale e Planalto Sul de SC nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram. 

AVISO 19/09/2015 – 23h44m: Pancadas de chuva com raios na Grande Florianópolis, Alto Vale e Meio Oeste na próxima hora. Fonte: Epagri/Ciram.

9787SAN PPI ZH 20150920025313 RD

 

Imagem do radar de Lontras/SDC em fase de testes – 19/09/2015 23:50

ALERTA 19/09/2015: Risco de Deslizamentos de Terra nos seguintes município que registraram elevados volumes de chuva nos últimos dias: Timbé do Sul; Morro Grande; Meleiro; Ermo; Santa Rosa de Lima; Sombrio; Forquilhinha; Orleans; Jacinto Machado; Araranguá; Garopaba ; São Joaquim; Nova Veneza ;Santa Rosa do Sul; Grão Pará; Içara; Nova Veneza; Criciúma; São Martinho; Rio Fortuna; Balneário Gaivota; Anitápolis; Jaguaruna ; Armazém; Braço do Norte; São Bonifácio; Laguna. Nestes municípios, o solo está saturado, os rios estão cheios e há previsão de continuidade de chuvas volumosas para as próximas horas.

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – 19/09/2015: Sábado (19) e Domingo (20), permance a condição de Temporais com descargas elétricas (raios), rajadas fortes de vento e granizo em SCFonte: Epagri/Ciram 

Em atualização. 

Acompanhe diariamente atualizações dos Avisos Meteorológicos e Boletins de Previsão do Tempo!

Recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram 

Sábado (19/09): Chuva já a partir da manhã no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões do Estado a chuva inicia a partir da tarde devido ao forte aquecimento. 

AVISO: Risco de chuva forte com descargas elétricas (raios), rajadas de vento fortes e granizo a partir da manhã. 

Sistema Meteorológico: Frente estacionária entre o RS e SC. Corrente de jato dando suporte ao desenvolvimento das tempestades. Jato de baixos níveis favorece o transporte de calor e umidade para o Sul do Brasil.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: 

Domingo (20/09): A condição de chuva permanece no Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado, sol entre nuvens. 

AVISO: Risco de alto volume de chuva nestas regiões, descargas elétricas (raios) e granizo. O total de chuva fica entre 40 a 50 mm em média e possibilidade de pontuais maiores. Nas demais regiões, sol entre nuvens e temperatura elevada. 

Sistema meteorológico: Frente estacionária entre o RS e SC. Corrente de jato dando suporte ao desenvolvimento das tempestades. Jato de baixos níveis favorece o transporte de calor e umidade para o Sul do Brasil. 

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Na segunda (21) e na terça-feira (22/09), sol entre algumas nuvens e temperatura elevada em SC. Sem condição de chuva. 

Na quarta-feira (23/09), sol com aumento de nuvens e condições de chuva à noite no Planalto Sul e Litoral Sul.

AVISOS ANTERIORES

AVISO 19/09/2015 – 22h27m: Pancadas de chuva com raios no Litoral Sul de SC nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram.

AVISO 19/09/2015 – 21h44m: Pancadas de chuva com raios e rajada de vento no Meio Oeste deslocando para o Planato Norte e Alto Vale nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram.

AVISO 19/09/2015 – 18h21m: Áreas de instabilidade que atuam no Oeste e Meio Oeste de SC, avançam para o Planalto Sul e Litoral Sul com chuva intensa e raios, nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 19/09/2015 – 18h21m: Pancadas de chuva intensa com alta atividade elétrica e risco de temporal e granizo no Oeste e Meio Oeste de SC, nas próximas 3 horas. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 19/09/2015 – 08h32m: Intenso sistema convectivo em formação entre o Paraguai e o Norte do RS, em deslocamento para o Oeste de SC. Risco de descargas elétricas (raios), rajadas de fortes de vento e possibilidade de granizo nas próximas horas na região. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 19/09/2015 – 10h30m: Nas próximas 3 horas, Chuva Forte com descargas elétricas (raios) e risco de Granizo no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana. Fonte: Epagri/Ciram

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISO 19/09/2015 – 18h21m: Áreas de instabilidade que atuam no Oeste e Meio Oeste de SC, avançam para o Planalto Sul e Litoral Sul com chuva intensa e raios, nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram