AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 19.10.2016

 

 

AVISO 19/10/2016 – 22h40min: Risco de temporal com granizo e ventos acima de 80km/h no Meio Oeste de SC nas proximidades de Fraiburgo nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

AVISO 19/10/2016 – 21h10min: Risco de temporal com granizo e ventos acima de 80km/h no Oeste, Meio Oeste e Grande Florianópolis  de SC nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

AVISO

ATUALIZAÇÃO – AVISO METEOROLÓGICO 19/10/2016 – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – RAIOS – GRANIZO ISOLADO EM SC!

 

Nesta quarta-feira (19/10) persiste a condição de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) em todo o Estado e temporais com ventania e granizo isolado (rajadas em torno de 60 a 90 km/h), especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Sul. Esta instabilidade está associada a uma massa de ar quente e úmido que predomina em SC.

Na quinta-feira (20/10) ainda há chance de temporais isolados devido ao rápido deslocamento de uma frente fria por SC. Porém, no decorrer do dia, a virada do vento para o quadrante sul favorece a diminuição da temperatura e consequentemente dos temporais.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (2 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC  EPAGRI/CIRAM .

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 —————————————————————————————————————————————–

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 

Quarta-feira (19/10) – AVISO PARA RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – RAIOS – GRANIZO ISOLADO

Tempo: Predomínio de nuvens em boa parte do Estado, com aberturas de sol no decorrer da manhã e início da tarde, especialmente no setor norte. Pela manhã condição de pancadas de chuva com trovoadas  no Planalto Sul e Litoral Sul, e entre a tarde e noite nas demais regiões. Persiste o risco de temporais (descarga elétrica, rajadas intensas de vento e granizo isolado), sobretudo para as regiões do Oeste ao Planalto, Litoral Sul e Vale do Itajaí (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais.

Sistema: massa de ar quente e úmido em SC. Formação de um sistema de baixa pressão no litoral do RS.

—————————————————————————————————————————————–

 

Quinta-feira (20/10) – ATENÇÃO PARA RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: Mais nuvens e condições de pancadas de chuva nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, condição de chuva na madrugada e a partir da tarde. Risco de temporal isolado, diminuindo essa condição no fim do dia.

Temperatura: mais elevada no Litoral e Vale do Itajaí, diminuindo no decorrer da tarde em todas as regiões. .

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

—————————————————————————————————————————————–

 

Sexta-feira (21/10) – Acompanhar boletins!

Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol e condição apenas de chuva fraca em SC.

Temperatura: mais amena.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

—————————————————————————————————————————————–

  

Sábado e Domingo (22 e 23/10) – Acompanhar boletins!

Tempo: o sol aparece entre nuvens em todas as regiões. Condição de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, especialmente no período noturno, e pancadas isoladas de chuva do Oeste ao Sul do Estado, entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

—————————————————————————————————————————————–

  

TENDÊNCIA de 24/10 a 03/11 de 2016 

O período segue com pancadas de chuva frequente em SC, concentradas especialmente entre a tarde e noite, por vezes acompanhadas de temporais localizados, condição de tempo típica de primavera. Entre os dias 26 e 27/10 há previsão de chuva mais intensa, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Estado. A temperatura deve manter-se elevada em boa parte do período, ficando mais amena no fim do mês, após a passagem frontal.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES: 

 

 AVISO 19/10/2016 – 20h05min: Nas próximas 2 horas, risco de temporal com granizo e ventos acima de 80 km/h no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

 

 AVISO 19/10/2016 – 19h15min: Na próxima hora, risco de granizo no Vale do Itajaí nas proximidades de Timbó e Benedito Novo. (Epagri/Ciram)

 

AVISO 19/10/2016 – 18h40min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), risco de temporal e de ventos com velocidade acima de 60 km/h para todas as regiões de SC. (Epagri/Ciram)

 

AVISO 19/10/2016 – 17h49min: Na próxima hora, risco de temporal e granizo nos municípios e proximidades de Águas Frias, União do Oeste, Quilombo, Coronel Freitas, Descanso e Bandeirantes (Oeste de SC). Epagri/Ciram

AVISO 19/10/2016 – 17h32min: Na próxima hora, risco de temporal e granizo no município e proximidades de Sul Brasil (Oeste de SC). Epagri/Ciram

AVISO 19/10/2016 – 17h25min: Na próxima hora, risco de temporal e granizo nos municípios e proximidades de Ouro, Presidente Castelo Branco e Jaborá (Oeste de SC). Epagri/Ciram 

AVISO 19/10/2016 – 16h01min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Risco de temporal associado a ventos fortes (acima de 60 km/h). Epagri/Ciram

AVISO 19/10/2016 – 14h55min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Risco de temporal associado a ventos fortes (acima de 60 km/h). Epagri/Ciram 

 AVISO – 19/10/2016 – 13h15min: Na próxima hora, risco de granizo nos municípios e proximidades de Monte Castelo, Brunópolis e Campos Novos. (Epagri/Ciram)

AVISO – 19/10/2016 – 13h07min: Na próxima hora, rajadas de vento de 60 a 70 km/h nas proximidades de Novo Horizonte e de 70 a 90 km/h nas proximidades de Água Doce. (Epagri/Ciram) 

AVISO – 19/10/2016 – 12h05min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) do Oeste ao Litoral Sul de SC, com risco de temporal isolado/granizo especialmente no Oeste e nas áreas mais próximas ao RS. (Epagri/Ciram) 

AVISO – 19/10/2016 – 10h06min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, com risco de temporal isolado especialmente nas áreas mais próximas ao RS. (Epagri/Ciram)

AVISO 19/10/2016 – 08h06min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, com risco de temporal isolado especialmente nas áreas mais próximas ao RS. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 19/10/2016 – 06h44min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Litoral Sul, especialmente nas áreas mais próximas ao RS. (Epagri/Ciram) 

AVISO 19/10/2016 – 05h16min: Nas próximas 2 horas, risco de temporal com granizo nas proximidades de Água Doce e Passos Maia.  (Epagri/Ciram) 

AVISO 19/10/2016 – 04h18min: Nas próximas 2 horas, risco de temporal com chuva e descargas elétricas (raios) em Água Doce, Caçador e Matos Costa.  (Epagri/Ciram)

AVISO 19/10/2016 – 00h25min: Na próxima hora, risco de temporal com granizo isolado em São Cristóvão do Sul.  (Epagri/Ciram)