AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 20.03.2016

AVISO 20/03/2016 – 22h30min: Persiste a condição de pancadas de chuva com raios no Oeste nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

 ATUALIZAÇÃO DO AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Semana com chuva mais forte e temporal localizado em Santa Catarina !

Neste domingo (20/03), a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas (raios) atingindo as regiões do Oeste, Meio Oeste e Litoral de SC.
 
Na segunda-feira (21/03), pancadas de chuva já a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul e especialmente a partir da tarde nas demais regiões. Risco de chuva mais forte e temporal localizado, especialmente nas áreas mais próximas ao RS.
 
Na terça-feira (22/03), pancadas de chuva na maioria das regiões na madrugada e manhã, com risco de chuva mais forte e temporal localizado, especialmente no setor Norte do Estado. No decorrer do dia a instabilidade e a temperatura diminuem. Atenção para fortes rajadas de vento no Litoral Sul.
 
A condição do inicio da semana estará associada à formação e deslocamento de um ciclone no sul do Brasil.

Clique em “Leia Mais” para ver as recomendações e a previsão do tempo para os próximos dias.

 

Recomendações da Defesa Civil SC:  

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!  

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

 

 

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Outono começa com tempo mais instável e diminuição de temperatura

Fim do verão e início do outono: 20/03 01h30min

 Domingo (20/03) – AVISO (Ver Aviso Meteorológico)

Tempo: no Litoral e Vale do Itajaí, condição de pancadas de chuva com trovoadas na madrugada e a partir da tarde. Nas demais regiões há previsão de pancadas de chuva, especialmente para tarde e noite. No decorrer do dia ocorrem aberturas de sol em boa parte do Estado.

Temperatura: diminui um pouco, mas permanece a sensação de ar abafado.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

 

Segunda-feira (21/03) – AVISO (Ver Aviso Meteorológico)

Tempo: instável com predomínio de nuvens e condições de chuva, moderada a forte em alguns momentos, do Oeste ao Litoral Sul principalmente nas regiões mais próximas ao RS, onde há risco de temporal isolado. Nas demais regiões, aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. 

Temperatura: ainda alta, com sensação de abafamento.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas fortes no Litoral.

Sistema: ciclone em formação entre o RS e SC.

 

Terça-feira (22/03) – AVISO (Ver Aviso Meteorológico)

Tempo: céu encoberto com chuva, moderada a forte em alguns momentos no início do dia em todas as regiões. A partir do fim da manhã a chuva se afasta das regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, atingindo ainda as demais regiões, especialmente o norte de SC. Risco de temporal isolado na madrugada.

Temperatura: Em declínio.

Vento: Nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quarta-feira (23/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Variação de nuvens no decorrer do dia em todas as regiões. Condição de chuva fraca a moderada no Litoral devido aos ventos úmidos do mar.

Temperatura: Mais amena.

Vento: Sudeste a leste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (24/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Persiste a condição de variação de nuvens com chuva no Litoral. No Oeste e Meio Oeste, pancadas de chuva à tarde.

Temperatura: Alta no Oeste, mas amena nas demais regiões.

Vento: Leste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 25 de março a 03 de abril de 2016 

No início do período o indicativo é de temperatura mais amena e chuva com maior concentração no Litoral devido a um ciclone nos dias 26 e 27. Nos dias seguintes o tempo volta a ficar mais seco, com a chuva retornando no dia 31 devido a uma frente fria. Nos dias seguintes, a chuva permanece frequente até o fim do período, devido a diferentes sistemas meteorológicos.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
  
defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO 20/03/2016 – 21h12min: Na próxima hora, risco de granizo nas proximidades de São Lourenço do Oeste e Jupiá, no Oeste de SC.

AVISO 20/03/2016 – 20h20m: Nas próximas 2 horas, persiste a condição de pancadas de chuva com raios no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 20/03/2016 – 18h20m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios e granizo isolado no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 20/03/2016 – 15h00m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios, vento forte e granizo isolado no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 20/03/2016 – 13h08m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)