AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 20.05.2016

 

ATENÇÃO 20/05/2016 – 18h46min – Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram) 

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM 

Mudança no tempo e risco de temporal isolado em SC 

Domingo com risco de temporal isolado no Norte de SC  

Frio na próxima semana 

Sexta-feira (20/05) com tempo instável e condições de chuva em Santa Catarina, a partir da manhã no Oeste e Norte do Estado, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite. A chuva pode ser mais forte em alguns momentos com temporal isolado, especialmente Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Essa condição de tempo estará associada a um cavado (área alongada de baixa pressão). 

Para domingo (22/05) há previsão de chuva em Santa Catarina, mais intensa na madrugada e manhã, com risco de temporal isolado, rajadas fortes de vento (acima de 60km/h) e granizo nas áreas mais próximas do Paraná, sobretudo no Planalto Norte.  No período da tarde a instabilidade diminui. A condição de tempo estará associada ao deslocamento de uma frente fria. 

Na próxima semana o frio volta a predominar no Estado, com pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul na segunda-feira (23/03) e geada a partir de terça-feira (24/03), com o avanço de uma nova massa de ar frio de origem polar.

Recomendações da Defesa Civil SC:  

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Mudança no tempo com chuva e temporal isolado em SC !

Domingo com risco de temporal isolado no Norte de SC

 Frio na próxima semana

 

Sexta-feira (20/05) – AVISO PARA TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: céu encoberto na maioria das regiões, com chuva a partir da manhã no Oeste e Norte do Estado, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite. Risco de chuva mais intensa e temporal isolado no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

Temperatura: em pequena elevação devido à cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) e jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) influenciando SC.

 

Sábado (21/05) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS (Acompanhar boletins!)

Tempo: nebulosidade variável com chance de aberturas de sol e chuva especialmente na madrugada, início da manhã e à noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) influencia SC. Formação de um sistema de baixa pressão próximo ao litoral de SC.

 

Domingo (22/05) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS E RAJADAS FORTES DE VENTO (Acompanhar boletins!)

Tempo: céu encoberto com condições de chuva na maioria das regiões devido a uma frente fria. No decorrer da tarde há chance de períodos de melhoria especialmente do Oeste ao Sul do Estado.  Risco de chuva mais intensa e temporal isolado com rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h) e granizo, na madrugada e manhã, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná, sobretudo no Planalto Norte de SC.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (23/05) – OBSERVAÇAO PARA RAJADAS DE VENTO E MAR AGITADO

Tempo: presença de muitas nuvens com aberturas de sol na maioria das regiões no decorrer do dia, com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar.  

Temperatura: em declínio acentuado, principalmente a partir da tarde.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Planalto Sul e Litoral.

Mar: vento de sul persistente com rajadas de 60 e 70 km/h deixa o mar muito agitado com ondas altas e picos de 2,5 a 3,0 m no litoral de Santa Catarina. Em áreas mais afastadas, a altura de onda pode superar esses valores. Condição desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Terça-feira (24/05) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA E MAR AGITADO

Tempo: estável e frio com sol e poucas nuvens em SC, no decorrer do dia. 

Temperatura: baixa, com condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Mar:  vento de sul persistente com rajadas de 60 e 70 km/h deixa o mar muito agitado com ondas altas e picos de 2,5 a 3,0 m no litoral de Santa Catarina. Em áreas mais afastadas, a altura de onda pode superar esses valores. Condição desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

TENDÊNCIA de 25 de maio a 04 de junho de 2016 

Nos dias 25 e 26/05 uma massa de ar frio, de origem polar, mantém o tempo firme com nevoeiros, temperatura baixa e condições de geada ao amanhecer nas áreas altas de Santa Catarina. Entre 27 e 28, uma nova frente fria traz chuva e temporais isolados para SC, e logo após ocorrerá declínio de temperatura novamente. No início de junho outra frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais no Estado de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 20/05/2016 – 17h32min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 20/05/2016 – 14h58min – Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 20/05/2016 – 12h20min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios), com risco de temporal no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 20/05/2016 – 11h16min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Vale do Itajaí de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 20/05/2016 – 10h00min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios), com risco de temporal no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 20/05/2016 – 08h54min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios), com risco de temporal no Oeste e Meio Oeste de SC, nas áreas próximas do PR. (Epagri/Ciram).