Alerta – Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 20.07.2015

ATENÇÃO 20/07/2015 – 20h32m: Nas próximas 3 horas, Rajadas de Vento de 60 a 70 km/h no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande FlorianópolisFonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 20/07/2015 – 20h32m: Nas próximas 2 horas, Pancadas de Chuva no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 20/07/2015 – 19h32m: Nas próximas 3 horas, Pancadas de Chuva no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram

ALERTA 20/07/2015 – 07h:00m (Retificação de Cota): O Rio Canoinhas está em Cota de Alerta, subindo lentamente com uma taxa de 1cm/h, mesmo com o cessar das chuvas na região. Na leitura das 07h, o rio estava em 6,14 m. A Cota de Emergência tendo como referência a Régua da Estação 2433 Canoinhas-Casan é de 6,34m.

AVISO METEOROLÓGICO – Inicio de Semana com Chuva, Risco de Temporal e Mar Agitado em SC

 Nesta segunda-feira (20/07), as nuvens voltam a aumentar em SC, com chuva e raios a partir desta manhã do Oeste ao Litoral Sul, e nas demais regiões no período da tarde e noite, por influência de uma frente fria. Risco de temporal isolado com pontuais mais elevados de chuva (30 a 50 mm), especialmente no Oeste e Sul do Estado.

A instabilidade e a condição de chuva se estendem para a madrugada e início da manhã de terça-feira (21/07), melhorando com presença de sol na maioria das regiões, vento sul moderado e declínio de temperatura.

Mar Agitado. Na terça-feira (21/07) a altura de onda aumenta significativamente no Litoral de Santa Catarina, com picos de 2.5 m próximo à costa e de3.0 a 4.0 m em áreas mais afastadas. Não se descarta a possibilidade de ressaca. Essa condição ocorre devido à pista de vento forte no oceano gerada por um ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil e um sistema de alta pressão próximo ao Uruguai e Rio Grande do Sul.

Recomendações da Defesa Civil SC:

 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone e água devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Segunda-feira (20/07): Aumento de nuvens no Estado com previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e nas demais regiões no período da tarde e noite. Temperatura mais elevada em SC.

AVISO: Risco de descargas elétricas (raios), rajadas de vento, e temporal isolado com pontuais mais elevados de chuva (30 a 50 mm), especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Sistema Meteorológico: Ciclone extratropical em formação no oceano e frente fria avançando por Santa Catarina no decorrer do dia.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (21/07): O dia começa com chuva no centro e leste de SC, melhorando com sol no decorrer do dia em todas as regiões. No Oeste o dia já inicia com tempo mais seco. O acumulado de chuva esperado varia entre 20 e 30 mm no norte do Estado, mais baixo nas demais regiões. Temperatura em declínio, mais baixa na serra (mínima de 3ºC a 4ºC).

AVISO: na madrugada, risco de descargas elétricas (rios) e rajadas de vento.

AVISO para mar: rajadas de vento de 50 a 70 km/h e agitação marítima com picos de 2.5 m próximo à costa e de 3.0 a 4.0 m em áreas mais afastadas. Não se descarta a possibilidade de ressaca.

Sistema Meteorológico: Frente fria saindo de SC, associada a um ciclone extratropical no oceano. Massa de ar mais frio e seco chegando ao Sul do Brasil.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira (22/07), o ar frio e seco deixa o tempo estável com predomínio de sol e temperatura baixa em SC, com chance de geada nas áreas altas do Planalto Sul.

Na quinta-feira (23/07), o tempo segue seco em boa parte do Estado, apenas com chuva fraca no Litoral devido a circulação marítima.

Na sexta-feira (24/07), novas áreas de instabilidade se formam no Paraná e deslocam para SC, provocando chuva e descargas elétrica (raios) em boa parte do Estado.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 20/07/2015 – 18h30m: Nas próximas 2 horas, Pancadas de Chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 20/07/2015 – 10h00m: Nas próximas 2 horas, Rajadas de Vento de 50 a 60 km/h no Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 20/07/2015 – 05hh00m: Nas próximas 3 horas, Pancadas de chuva com Raios do Oeste ao Sul de SC, nas áreas de divisa com RS.  Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 20/07/2015 – 06h40m: Nas próximas 2 horas, Rajadas de Vento de 50 a 60 km/h no Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram