Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 20.08.2016

ALERTA 20/08/2016 11h:55 – Risco para deslizamentos de terra nos municípios de Rio Negrinho, Irineópolis (ambos Planalto Norte) e Joinville (Litoral Norte), devido ao acumulado de chuva superior a 70 mm em 24 horas e a tendência de continuação dessas chuvas neste sábado.

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO 20/08/2016EPAGRI-CIRAM

Pancadas de chuva ao longo do sábado, com acumulados pontuais altos

Neste sábado (20), a formação de um ciclone e posteriormente,  avanço de uma frente fria, provocam pancadas de chuva com raios ao longo do dia em SC. Pontuais de 60mm a 80mm no centro-norte do Estado (Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte).

————————————————————————————————————–

Rajadas fortes de vento e maré alta entre entre domingo (21) e segunda-feira (22)

No domingo e início da segunda-feira (21 e 22/08), são esperadas rajadas de vento sul que podem chegar a 70 a 90 km/h, especialmente no Litoral de SC, devido à intensificação de um ciclone próximo da costa Sul do Brasil.

Nos dias 21/08 e 22/08 a maré alta associada ao vento, deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de 3.0 a 3.5 m), influência da maré viva (maré de sizígia), ventos do quadrante sul e previsão de chuvas para o Litoral.  Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

————————————————————————————————————–

Declínio acentuado da temperatura e frio intenso em SC

Nas madrugadas de segunda e terça-feira (22 e 23/08), temperatura mínima próxima de 0°C e negativa (entre -1°C e -5°C), nas áreas altas do Oeste ao Planalto e Alto Vale, com formação de geada.

Há também a condição de neve no Planalto do Estado nos períodos da noite de sábado, e, na madrugada e manhã de domingo.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Mar agitado: risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI-CIRAM

Sábado (20/08) – AVISO PARA CHUVA INTENSA

Tempo: Predomínio de nuvens, com chuva em todas as regiões. Especialmente no centro-norte de SC, condição de elevados totais de chuva. Aberturas de sol no período da manhã. Chance de neve à noite no Planalto.

Temperatura: Sem grande variação no decorrer do dia. À noite, declínio acentuado associado a uma intensa massa de ar frio.

Vento: Sudeste a sul, com rajadas fortes a partir da noite.

Sistema: Ciclone próximo ao litoral. Sistema de alta pressão influenciando o Oeste.

Domingo (21/08) – AVISO PARA FRIO INTENSO, VENTO E MAR AGITADO (Ver aviso)

Tempo: Chuva na madrugada e início da manhã do Oeste ao Meio Oeste e do Planalto ao Litoral, melhorando a partir do meio da tarde. Segue a previsão de neve nas áreas altas do Planalto Sul.

Temperatura: Baixa, com mínimas próximas de 0°C nas áreas altas do Planalto Sul. Em queda acentuada à noite.

Vento: Sul, moderado a forte e persistente, com intensas rajadas no sul e Litoral.

Segunda,  terça e quarta-feira (22, 23 e 24/08) – AVISO PARA MAR AGITADO (Segunda-feira), FRIO INTENSO E GEADA AMPLA

Tempo: dia ensolarado em todo o Estado, com o predomínio de uma massa de ar frio e seco.

Temperatura: em forte declínio na madrugada, com mínimas próximas a abaixo de 0°C em todo o Estado, com condição de geada no Planalto, Oeste, Meio Oeste e parte do Litoral.

Vento: Sudeste a leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 25 de agosto a 03 de setembro de 2016

O tempo seco volta a predominar em SC, com sol na maior parte do período. A temperatura se eleva gradativamente em todas as regiões. A chuva retorna ao Estado no dia 30/08, com a passagem de uma frente fria, que deve provocar também queda na temperatura nos dias seguintes

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta