AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 21.03.2016

ATENÇÃO 21/03/2016 – 20h35m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descarga elétrica (raios) no Extremo Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

ATUALIZAÇÃO DO AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Segunda e terça-feira com risco de temporal localizado em Santa Catarina !

Segunda-feira (21/03) com pancadas de chuva e descarga elétrica (raios) do Oeste ao Litoral Sul, atingindo das demais regiões no período da tarde e noite. Risco de temporal localizado, especialmente nas áreas mais próximas ao RS.

Na terça-feira (22/03) condição de pancadas de chuva com descarga elétrica (raios) no Estado, especialmente na madrugada, tarde e noite.Risco de chuva forte e temporal localizado, sobretudo no setor norte do Estado. A partir da tarde a temperatura diminui em SC.

A instabilidade deste início de semana está associada à formação de um ciclone extratropical no litoral do RS.

Clique em “Leia Mais” para ver as recomendações e a previsão do tempo para os próximos dias.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!  

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 Início de semana com pancadas de chuva e risco de temporal

Temperatura diminui a partir de terça-feira

Segunda-feira (21/03) – AVISO

Tempo: Instável com chuva do Oeste ao Litoral Sul desde o período da manhã. Nas demais regiões de SC, aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Há risco de temporal isolado, principalmente em áreas próximas ao RS.

Temperatura: elevada, com sensação de abafamento.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: baixa pressão com centro no sul do Paraguai deslocando-se no Sul do Brasil durante o dia e intensificando-se no litoral entre RS e SC.

 

Terça-feira (22/03) – AVISO

Tempo: Muitas nuvens e condição de pancadas de chuva nos períodos da madrugada, tarde e noite, em todas as regiões de SC. Risco de temporal isolado especialmente no norte do Estado, onde a chuva ocorre com maior intensidade. Períodos de abertura de sol em todo o Estado, principalmente pela manhã.

Temperatura: Em declínio.

Vento: Oeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: baixa pressão no litoral entre RS e SC deslocando-se em direção ao mar.

 

Quarta e quinta-feira (23 e 24/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: No Oeste e Meio-Oeste, presença de sol com muitas nuvens. Nas demais regiões de SC, variação de nuvens e chuva isolada a qualquer momento do dia. De modo geral, as chuvas serão menos intensas e mais isoladas, em relação aos dias anteriores. Tempo mais fechado com maiores chances de chuva no norte do Estado, nas áreas próximas ao PR.

Temperatura: Amena em todas as regiões, pela influência de um sistema de alta pressão.

Vento: Sudeste, fraco.

 

Sexta-feira (25/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol com muitas nuvens na maior parte do Estado e pancadas de chuva a partir da tarde. No Litoral Norte, nublado com chuva, devido a um sistema de baixa pressão no litoral de São Paulo.

Temperatura: Mais elevada no Oeste e mais amena nas demais regiões.

Vento: Fraco a moderado, de sudeste a leste no litoral; de nordeste no interior.

 

TENDÊNCIA de 26 de março a 04 de abril de 2016

Chuva mais concentrada no Litoral, devido a um ciclone no mar entre 26 e 27/03. Nos dias seguintes, o tempo volta a ficar mais seco em SC. Maiores chances de pancadas de chuva no Oeste, e de forma bem isolada.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
  
defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO 21/03/2016 – 16h37m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva, descargas elétricas (raios) e granizo isolado no Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram).

AVISO – 21/03/2016 – 15h09m: Pancadas de chuva, descarga elétrica e granizo isolado no Planalto Norte e Litoral Norte de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

AVISO – 21/03/2016 14h26m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva, raios e granizo isolado no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO – 21/03/2016 – 12h:50m: Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com raios e granizo isolado no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 21/03/2016 – 10h55m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 21/03/2016 – 09h09m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina. (Epagri/Ciram)