Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 22.01.2015

AVISO METEOROLÓGICO: A chuva continua nos próximos dias em SC, principalmente no Litoral e Vale do Itajaí entre esta quinta-feira (22) e sábado (24) e, em todas as regiões a partir de domingo (25/01). A intensidade da chuva diminui na maior parte de SC, os totais acumulados diários variam entre 10mm e 20mm. Pontuais de chuva mais significativos ainda pode ocorrer no Litoral Norte, com acumulados de 60 mm entre quinta-feira e sexta-feira, devido a um sistema de baixa pressão que se intensifica e permanece próximo ao litoral de SC e PR. Vento de quadrante sul a sudeste, intenso e persistente, deixa o mar agitado na costa catarinense. Risco a navegação e a atividades de pesca.

Nesta quinta (22) e sexta (23), o mar fica agitado e há condições de alagamento nas praias e regiões mais baixas do litoral de SC. O sistema de baixa pressão no litoral do PR e de SC mantém chuva moderada por alguns momentos e vento sul e sudeste, intenso e persistente, formando ondas mais altas que associadas à maré astronômica de sizígia – mais alta nesses dias com o alinhamento da Lua, Sol e Terra – provocam ressaca e alagamentos em áreas costeiras de SC. Recomenda-se mais atenção em locais que nessas condições geralmente registram alagamentos, como a Rodovia Diomício Freitas, Centro de Eventos – Centro Sul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Barra Velha, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, entre outros. Acompanhe atualizações de boletins! Fonte: Epagri/Ciram 

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: risco a navegação e a atividades de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (22/01): Aberturas de sol no Oeste, Meio Oeste de SC. Variação de nuvens com chuva fraca a moderada no decorrer do dia entre o Planalto, Litoral e Vale do Itajaí, devido aos ventos que sopram do mar.

ATENÇÃO: rajadas de vento fortes entre o Litoral e Planalto e pancadas de chuva mais fortes em curtos períodos.

Sistema meteorológico: Ventos que sopram do mar, associados a um sistema de baixa pressão ao sul e a um cavado a nordeste, sobre o oceano.

22.01.2015 Visivel

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (23/01): Mais aberturas de sol no Oeste, Meio Oeste de SC. Nas demais regiões variação de nuvens no decorrer de todo o dia. Entre o Litoral e Vale do Itajaí, persiste a condição de chuva, intercalando com aberturas.

ATENÇÃO: vento persistente e com rajadas no Litoral e pancadas fortes por alguns momentos entre o Litoral e Vale do Itajaí.

Sistema meteorológico: Ventos que sopram do mar, associados a um sistema de baixa pressão ao sul e a um cavado a nordeste, sobre o oceano.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (24/01):, persiste a condição de mais nuvens no Litoras com chuva no início e fim do dia. Nas demais regiões do Planalto e Meio Oeste, pancadas de chuva isoladas no período da tarde.

No domingo (25/01): o tempo volta a ficar mais instável em SC, devido ao maior aquecimento e transporte de umidade. No período entre a tarde e a noite, há condição de pancadas de chuva em todas as regiões, exceto no Oeste. 

OBSERVAÇÃO: período com risco de descargas elétricas (raios).

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil