Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 22.12.2014

ATENÇÃO 22/12/2014 – 10:45h: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 50 a 70 km/h do Meio-Oeste ao Litoral de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO:  Segunda (22)chuva em boa parte do Estado, mais intensa entre a Grande Florianópolis e o setor Norte do Estado, com risco de alagamentos. Para manhã e início da tarde, risco de descarga elétrica, temporal isolado com chuva forte e vendaval (ventos acima de 60km/h). Para tarde e noite, risco de Rajadas fortes de vento SW a S de 50 a 70 km/h, mais fortes no Planalto, Litoral Sul e Grande Florianópolis. 

Sistema meteorológico: avanço de uma frente fria e chegada de uma massa de ar frio e seco (sistema de alta pressão) ao Sul do Brasil. 

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Segunda-feira (22/12): manhã e tarde céu encoberto e com chuva em boa parte do Estado, mais intensa entre a Grande Florianópolis e o setor norte, com risco de alagamentos. No decorrer da tarde e noite o tempo melhora com diminuição de nuvens a partir do Oeste e Sul de SC. Temperatura em declínio entre a tarde e noite.

AVISO: para manhã e início da tarde, risco de descarga elétrica, temporal isolado com chuva forte e vendaval (ventos acima de 60km/h).

ATENÇÃO: para tarde e noite, risco de Rajadas fortes de vento SW a S de 50 a 70 km/h, mais fortes no Planalto, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Sistema meteorológico: avanço de uma frente fria e chegada de uma massa de ar frio e seco (sistema de alta pressão) ao Sul do Brasil.

22.12.2014 Realcada

Imagem Satelite GOES-13 Realçada 20141222_10:30h GMT

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (23/12): Sol com variação de nuvens em todas as regiões de SC devido à entrada de uma massa de ar seco. No Litoral e Vale do Itajaí, mais nuvens com chuva fraca e de curta duração devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Temperatura baixa durante a manhã, principalmente nas áreas altas da serra.

Sem aviso.

Sistema meteorológico: massa de ar frio e seco (sistema de alta pressão). Ventos úmidos do mar no Litoral.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira (24/12): se mantém a condição de chuva fraca no Litoral no início e fim do dia. Nas demais regiões, condição de tempo mais seco com temperaturas mais baixas pela manhã e noite.

Na quinta-feira (25/12):, sol entre algumas nuvens se mantendo a chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, especialmente no período noturno, por influência da circulação marítima. Entre o Oeste e o Planalto, pancadas de chuva de forma isolada devido a um sistema de baixa pressão que influencia SC.

A condição de chuva na forma de pancadas se estende para a sexta-feira, ficando mais forte e abrangendo todo o Estado de SC.

ATENÇÃO: para descargas elétricas e rajadas de vento na quinta-feira (25) e sexta-feira (26/12).

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos anteriores:

ATENÇÃO 22/12/2014 – 08:55h: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram