AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 23.02.2016

 

ATENÇÃO 23/02/2016 – 18h00m: Nas próximas 2 horas, chuva persistente com raios do Meio Oeste ao Litoral de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Entre a tarde de terça (23/02) e manhã de quarta-feira (24/02), condição de chuva mais intensa no Litoral Norte e Grande Florianópolis. Nesses dois dias, o total de chuva previsto é de 70 mm a 100 mm nessas regiões. Esse valor pode ser superado em algumas localidades.

Essa condição de tempo é favorecida pela intensificação de uma baixa pressão no Litoral de SC. Os demais dias da semana devem registrar chuva em forma de pancadas entre a tarde e a noite.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Terça-feira (23/02) – AVISO

Céu encoberto a parcialmente encoberto com chuva fraca pela manhã do Planalto ao Litoral. Durante a tarde e a noite, ocorrem pancadas de chuva com raios em todas as regiões catarinenses. A intensidade é mais forte no Litoral.

Temperatura: amena em relação aos dias anteriores.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Baixa pressão entre o Litoral do PR e SC. 

Quarta-feira (24/02) -AVISO

Do Oeste ao Litoral Sul, sol e pancadas isoladas de chuva com trovoada a partir da tarde. Na s demais regiões, pancadas de chuva ao longo do dia, alternando com períodos de melhorias.

Temperatura: mais amena no Litoral e elevada no interior.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Baixa pressão entre o Litoral do PR e SC. 

Quinta, sexta-feira e sábado (25, 26 e 27/02) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva entre a tarde e noite em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a norte com fraca intensidade.

TENDÊNCIA de 28 de fevereiro a 08 de março de 2016

Entre os dias 29 e 01/03, tempo mais chuvoso em todas as regiões do Estado. Nos primeiros dias de março, chuva mais persistente no Litoral Norte, áreas de divisa com o Paraná, e com menores chances de chuva nas demais regiões do Estado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 23/02/2016 – 14h51min: Pancadas de chuva com raios no Vale do Itajaí de SC na próxima hora.  (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO – 23/02/2016 13h:05 – Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com raios no Planalto Norte de SC. Fonte: Epagri-Ciram