Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 23.05.2015

AVISO 24/05/2015 – 00h00m: Nas próximas horas da madrugada, rajadas de vento de 40 a 70 km/h, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e temporais isolados no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram – SDC

AVISO METEOROLÓGICOFonte: Epagri/Ciram

No domingo (24) uma frente fria avança pelo Estado provocando chuva em todas as regiões catarinenses. Entre segunda (25) e a quarta-feira (27/05), o tempo permanece instável com previsão de chuva forte e constante em SC.

No domingo (24/05): risco de temporais com acumulados de chuva em média na maioria das regiões variando entre 20 a 40 mm, com pontuais de 50 a 60 mm nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral e Grande Florianópolis.

Na segunda-feira (25/05): céu encoberto e totais de chuva médio de 20 a 40 mm com pontuais de 50 a 60 mm no Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Na terça-feira (26/05): chuva no decorrer do dia em SC com volume médio esperado para o dia variando entre 30 a 50 mm, porém no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul, a chuva é mais volumosa com previsão de 60 a 80 mm. Risco maior para o Litoral Norte com acumulados de até 100 mm.

Na quarta-feira (27/05): chuva forte ao longo do dia com totais médios de 50 a 70 mm e pontuais que variando entre 90 a 120 mm, inclusive podendo ultrapassar este valor em pontos localizados.

De quarta para quinta-feira (27 a 28/05) há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral do RS e sul de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Esse ciclone deixará o mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 2 a 3 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca.

Neste período, a risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis!

Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão, devido ao período longo, sujeito a mudanças nos próximos dias !

Recomendações da Defesa Civil SC para o período (24 a 28/05):

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Sábado (23/05): Do Oeste ao Sul do Estado há previsão de pancadas de chuva no período da tarde e noite. Nas outras regiões, sol entre muitas nuvens.

ATENÇÃO: para tarde e noite, risco de descarga elétrica (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Sistema meteorológico: Jato de baixos níveis e aproximação de uma frente fria.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (24/05): chuva a partir do início do dia do Oeste ao Litoral Sul, se estendendo as demais regiões no período da tarde e noite.

AVISO: risco de temporal isolado. Acumulado de chuva previsto para 24h de 20 a 40 mm em média, com pontuais de 50 a 60 mm no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Sistema meteorológico: Jato de altos níveis e passagem de uma frente fria.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na segunda-feira (25/05): o tempo segue instável com chuva em SC. Alerta: risco de temporal isolado. Acumulado de chuva previsto para 24h de 20 a 40 mm em média, com pontuais de 50 a 60 mm no Litoral Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

Na terça-feira (26/05), a chuva continua por influência de um sistema de baixa pressão. Alerta: risco de temporal isolado. Acumulado de chuva previsto para 24h de 30 a 50 mm em média, com pontuais de 60 a 80 mm no Oeste, Meio Oeste e Litoral. No Litoral Norte os volumes podem atingir a casa de 100 mm ou mais.

Na quarta-feira (27/05), chuva forte com risco de temporal isolado. Acumulado de chuva previsto para 24h de 50 a 70 mm em média, com pontuais de 90 a 120 mm na maioria das regiões.

ATENÇÃO especial para quarta (27) e quinta-feira (28/05): Há previsão de ventos fortes com rajadas de 70 a 100 km/h especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido a formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC. Esse ciclone pode causar mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 2 a 3 metros) com ressaca no Litoral de SC, de quinta para sexta-feira.

No período de domingo a quinta-feira (24 a 28/05): a previsão é de chuva frequente com acumulados significativos em SC, que podem causar transtornos no Estado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta