AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 23.07.2015

ATENÇÃO 24/07/2015 – 01h23m: Nas próximas 3 horas, chuva persistente de intensidade fraca a moderada nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Na sexta-feira (24/07), chuva persistente no Litoral de SC, com total acumulado em 24 horas de 50 a 70 mm. A maior parte da chuva concentra-se na madrugada e manhã. Em alguns locais, este volume pode ser superado e alcançar os 100 mm, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Vento moderado a forte, rajadas de 50 a 70 km/h no Litoral de SC, especialmente na área de mar do Litoral Norte e Grande Florianópolis. Mar agitado com picos de onda de 2,0 m próxima à costa e 3,0 m em áreas mais afastadas. Risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

No sábado (25/07), permanece com chuva nestas regiões, na madrugada e manhã, com menores volumes (em torno de 20-30 mm). Esta condição de tempo está associada a uma baixa pressão entre o litoral de São Paulo e de SC. O mar continua agitado oferecendo risco a navegação e atividades de pesca.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199  ou o Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quinta-feira (23/07): Maior presença de nuvens em todas as regiões. Chuva fraca no Litoral (especialmente Litoral Norte) e Vale do Itajai. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas de chuva à tarde e noite. Temperatura em elevação no Oeste.

Sistema Meteorológico: Jato subtropical no Sul do Brasil. Circulação marítima no Litoral de SC (ventos trazendo umidade do mar).

23.07.2015 T Realce

Imagem Satélite GOES-13 T Realce 23.07.2015 09h00m

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (24/07): Chuva persistente e volumosa no Litoral de SC, especialmente na madrugada e manhã, com total diário de 50-70 mm. Nas demais regiões, menores volume de chuva. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas de chuva na madrugada e manhã. No Planalto Norte e Vale do Itajai, pancadas de chuva a qualquer hora do dia. No Oeste e Norte de SC, as chuvas mais volumosas ocorrem principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Temperatura mais elevada no Oeste.

AVISO: Totais elevados de chuva no Litoral, com pontuais que podem superar os 70 mm. Ventos mais intensos no Litoral (50 a 70 km/h), especialmente na área de mar do Litoral Norte e Grande Florianópolis. Mar agitado oferecendo risco a navegação e atividades de pesca.

Sistema Meteorológico: Ciclone entre o litoral de SP e de SC, favorecendo a circulação marítima (ventos trazendo umidade do mar).

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (25/07), o ciclone permancece no litoral de SC, provocando chuva na madrugada e manhã no Litoral de SC, com volumes menores em relação a sexta-feira. Demais regiões, presença de sol.

Domingo (26) e segunda-feira (27/07), sol com momentos de maior nebulosidade e temperatura em elevação.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta