AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 24.04.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO 03/05/2017 – 11h30min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) na divisa com a Argentina, especialmente nas adjacências de Guaraciaba. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

CHUVA INTENSA E TEMPORAL LOCALIZADO EM SANTA CATARINA

Inicio: 05:00h de 25/04/2017

Fim: 10:00h de 26/04/2017

Regiões: OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL, LITORAL SUL E GRANDE FLORIANÓPOLIS.

Previsão: Chuva, moderada a localmente forte. Risco de temporal, especialmente no Oeste de SC. Caso as previsões se confirmem há riscos de Alagamentos, Enxurradas, Tempestades com Descargas Elétricas (Raios) e Vendavais.

Acumulado: Pontuais de 50 a 80 mm, podendo chegar a 100 mm no Oeste de SC.

Sistema: Rápido deslocamento de uma frente fria por SC.

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Segunda-feira (24/04)

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No Oeste e Sul do Estado, aumento de nebulosidade e chance de chuva isolada à noite.

Temperatura: em elevação durante o dia.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco se afasta de SC.

——————————————————————————————————————-

Terça-feira (25/04) – AVISO PARA CHUVA INTENSA – TEMPORAL ISOLADO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO! (Ver AVISO METEOROLÓGICO)

Tempo: instável com chuva a partir da madrugada no Oeste e nas demais regiões no decorrer do dia. Risco de temporal isolado, especialmente no OesteCaso as previsões se confirmem há riscos de Alagamentos, Enxurradas, Tempestades com Descargas Elétricas (Raios) e Vendavais.

Temperatura: amena devido a cobertura de nebulosidade.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: deslocamento de uma frente fria por SC.

——————————————————————————————————————-

Quarta-feira (26/04) – OBSERVAÇÃO PARA DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA – RAJADAS DE VENTO – MAR AGITADO – ACOMPANHE BOLETINS!

Tempo: madrugada e manhã com chuva em boa parte do Estado, devido a frente fria. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol aparece em SC.

Temperatura: em declínio, frio à noite com o avanço de uma massa de ar polar.

Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas.

Mar: agitado na costa catarinense, com ondas de direção Nordeste de 2.0 a 2.5 m de altura e picos de 3.0 m.

——————————————————————————————————————-

Quinta e sexta-feira (27 e 28/04) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPERATURAS BAIXAS – GEADA – ACOMPANHE BOLETINS!

Tempo: seco e ensolarado, com nevoeiros isolados ao amanhecer.

Temperatura: baixa no período noturno e amanhecer em todas as regiões, próxima e abaixo de 0°C nas áreas altas do Estado, com formação de geada. No decorrer do dia, temperatura amena.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 29 de abril a 09 de maio de 2017

Maior parte do período com tempo firme, seco e temperatura mais baixa em SC, devido à atuação da massa de ar frio e seco no Sul do Brasil. Na madrugada do dia 29/04 ainda há condições para formação de geada, especialmente na serra.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta