AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 25.04.2016

AVISO – 25/04/2016 17h48min: Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com raios no Litoral Norte de SC. (Epagri-Ciram)

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM (25/04/2016)

Chuva com temporais nessa segunda-feira

Frio intenso com geada ampla

Na Segunda-feira (25/04), chuva em todo o Estado. Total médio previsto de 30 mm a 50 mm, pontuais de 60 mm a 80 mm especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nessas regiões a chuva deve ser mais intensa e maior o risco de temporal (rajadas intensas de vento e granizo isolado).

Na Terça-feira (26/04), permanece com chuva em SC, diminuindo a intensidade. Total médio previsto de 20 mm, com pontuais de 40 mm a 50 mm no Litoral, onde a chuva será mais persistente. Litoral Sul, a chuva acumulada em 48 horas (25 e 26/04) pode ficar em torno de 100 mm.

Na quarta e quinta (27 e 28/04), temperatura em acentuado declínio e condição de geada ampla principalmente do Oeste ao Planalto (temperaturas mínimas próximas de 0°C e negativas). Pequena chance de neve no Planalto Sul na madrugada de quarta (27/04).

A chuva está associada à passagem de um frente fria por SC e intensificação de um ciclone na costa, acompanhados de uma massa de ar polar.

AVISO DE MAR

Terça (26), quarta (27) e quinta-feira (28/04), vento forte e mar grosso no litoral de SC!

A partir da tarde de terça-feira até quinta-feira, vento forte persistente com rajadas de 60 a 80 km/h no Litoral de SC e mar grosso com picos de onda de 4,0 a 5,0 m. Condição de ressaca, desaconselhável para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Essa condição de tempo é favorecida devido à passagem de uma frente fria de forte intensidade no Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Semana marcada por adversidades do tempo em SC

Chuva, ventos fortes, geada e chance de neve

Segunda-feira (25/04) – AVISO

Tempo: céu encoberto com chuva do Oeste ao Sul do Estado, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. Risco de temporal com rajadas intensas de vento e granizo isolado (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: em declínio acentuado do Oeste ao Sul, e um pouco mais baixa nas demais regiões.

Vento: nordeste a noroeste, virando para sudoeste do Oeste ao Sul, moderado com intensas rajadas.

Sistema: frente fria deslocando-se em SC, seguida de uma massa de ar de origem polar no norte da Argentina.

Terça-feira (26/04) – AVISO

Tempo: do Oeste ao Sul, chuva principalmente na madrugada, melhorando durante o dia. Nas demais regiões, chuva na maior parte do período (de intensidade mais fraca em relação ao dia anterior), melhorando à noite.

Temperatura: muito baixa em todas as regiões.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes e persistentes.

Sistema: frente fria afasta-se para o Sudeste do Brasil. Ciclone intensifica-se entre a costa do RS e do Uruguai. Avanço da massa de ar de origem polar para o Sul do Brasil.

Quarta-feira (27/04) – AVISO

Tempo: o sol aparece no Oeste. Nas demais regiões, céu encoberto com diminuição da nebulosidade no decorrer do dia, ainda com chuva fraca no sul do Estado, na madrugada e manhã. A atuação da massa de ar de origem polar favorece a condição de geada no Oeste e de neve no Planalto Sul (pequena chance na madrugada devido à presença de umidade) (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: em declínio acentuado na madrugada.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes e persistentes no litoral.

Quinta e sexta-feira (28 e 29/04) – AVISO

Tempo: dias ensolarados em todo o Estado, com a atuação da massa de ar frio e seco (sistema de alta pressão) ocasionando temperaturas negativas com geada ampla, especialmente na quinta.

Temperatura: muito baixa em todas as regiões.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes e persistentes no litoral na quinta (ver Aviso de Mar)

TENDÊNCIA de 30 de abril a 09 de maio de 2016

No início do período, condição de chuva no Litoral de SC, permanecendo um tempo mais seco com presença de sol nas demais regiões. Entre os dias 03 e 05/05, predomínio de sol em todo o Estado com temperatura em elevação. A próxima frente fria deve passar em SC entre os dias 06 e 07/05.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil