Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 25.05.2015

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

A previsão para esta semana (25 a 29/05) é de tempo bastante instável com chuva frequente, altos acumulados de chuva e risco de temporais com ventania. O Oeste e o Litoral, especialmente o Litoral Sul, são as regiões mais propícias à chuva intensa. Se confirmada essa chuva, ocorrerão alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

Previsão de acumulado de chuva nos próximos dias:

Segunda-feira (25/05): 20 a 30 mm em média no Estado e pontuais de 40 mm no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Sul. A chuva diminui no decorrer do dia a partir do Oeste.

Terça-feira (26/05): 20 a 40 mm em média no Estado e pontuais de 60 a 70 mm no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Condições de raios e temporal isolado, especialmente para o Oeste e Norte.

Quarta-feira (27/05): chuva forte com 50 a 70 mm em média no Estado e pontuais de 90 a 100 mm no Oeste, e de 120 a 150 mm no Litoral, especialmente o Litoral Sul e Norte. Esses pontuais podem ser ultrapassados. Alto risco de temporais com vendaval.

Quinta-feira (28/05): 10 a 20 mm em média em boa parte do Estado. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 a 100 mm.

Sexta-feira (29/05): a chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média. No Litoral Sul, a chuva prevista é mais intensa, com média de 40 a 60 mm.

De quarta para quinta-feira (27 a 28/05) há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e no Litoral, podendo superar esses valores no Litoral Sul. Esse ciclone deixará o mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca na quinta e sexta-feira.

Ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão, devido ao período longo, sujeito a mudanças nos próximos dias!

Recomendações da Defesa Civil SC para o período (24 a 29/05):

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

AVISO METEOROLÓGICO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Segunda-feira (25/05): Tempo instável com chuva em SC, moderada em alguns momentos. No decorrer do dia a chuva diminui a partir do Oeste, com períodos de melhoria. Temperatura em pequena elevação.

AVISO: Acumulado de 20 a 30 mm em média no Estado e pontuais de 40 mm no Litoral , Vale do Itajaí e Planalto Sul.

Sistema meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) e jato de altos níveis.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (26/05): No Oeste e Meio Oeste céu encoberto com chuva. Nas demais regiões muitas nuvens com pouca chuva pela manhã. A chuva intensifica no período da tarde e noite em todo o Estado. Temperatura em pequena elevação.

AVISO: Risco de descargas elétricas e temporal isolado, especialmente para o Oeste e Norte de SC. Acumulado de 20 a 40 mm em média no Estado e pontuais de 60 a 70 mm no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quarta-feira (27/05): céu encoberto com chuva moderada a forte em SC.

AVISO: Alto risco de temporais com ventania. Acumulado de 50 a 70 mm em média no Estado e pontuais de 90 a 100 mm no Oeste. No Litoral, pontuais de 120 a 150 mm, especialmente no Litoral Sul e Norte. Esses pontuais podem ser ultrapassados.

Quinta-feira (28/05): chuva de 10 a 20 mm em média em boa parte do Estado.

AVISO: para o Litoral Sul a chuva prevista é mais intensa, com média de acumulados de 40 a 60 mm, e pontuais de 80 a 100 mm.

Sexta-feira (29/05): a chuva continua na faixa leste com acumulados de 10 a 20 mm em média.

AVISO: para o Litoral Sul, com média de acumulados de 40 a 60 mm.

Para quarta (27) e quinta-feira (28/05), há previsão de formação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC, associado a vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e no Litoral, podendo superar esses valores no Litoral Sul. Esse ciclone deixará o mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca na quinta e sexta-feira.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta