Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 26.03.2015

ATENÇÃO – 21h00: Decorrer da noite/madrugada pancadas de chuva, temporais isolados e raios, do Oeste ao Litoral de SC. Mais intenso do Planalto (Norte, Sul e todo o Vale do Itajaí) ao Litoral (Norte, Sul e Grande Florianópolis).

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

O tempo começa a mudar em Santa Catarina nesta quinta-feira (26/03) com a chegada de uma frente fria, mantendo-se instável nos três dias seguintes (27, 28 e 29/03) devido a um conjunto de condições atmosféricas favoráveis à continuidade da chuva no Estado. Nesses dias há risco de descargas elétricas (raios), temporal isolado, rajadas fortes de vento e no fim de semana pontuais elevados de chuva no Litoral, Vale do Itajaí (Baixo Vale) e Planalto Norte, com risco de alagamentos. Acompanhe atualizações de boletins !

Acumulado de chuva: 

Sábado (28/03): média de 30 a 50 mm e pontuais acima de 100 mm, especialmente no Meio Oeste, Planalto Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral. 

Domingo (29/03): média de 20 a 30 mm e pontuais de 80 a 100 mm no Planalto Norte e Litoral Norte. A chuva diminui no decorrer do dia no Oeste e Sul do Estado. 

Veja as recomendações da Defesa Civil SC (clique em leia mais)

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Quinta-feira (26/03): Sol e calor em SC. A partir da tarde, pancadas de chuva em todas as regiões, começando pelo Oeste e Sul do Estado. Temperatura diminuindo no fim do dia.

AVISO: tarde e noite, descarga elétrica (raios), rajadas de vento de 60 e 70 km/h, chuva moderada a forte por alguns momentos. Risco de temporal isolado.

Sistema meteorológico: frente fria avança por SC entre a tarde e noite.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (27/03): Tempo instável com predomínio de nuvens e condições de chuva a qualquer hora em SC, alternando com períodos de melhoria. Temperatura mais amena.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios), e rajadas de vento de sudeste de 50 a 60 km/h, mais intensas no Litoral.

Sistema meteorológico: frente fria se afasta de SC. Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) mantém a instabilidade no Estado.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sábado (28) e domingo (29/03), o tempo permanece instável com nuvens em SC, períodos de sol e condições de chuva, mais persistente principalmente no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, por influência do jato subtropical e de um cavado.

AVISO: descargas elétricas (raios) e temporais isolados, com pontuais elevados de chuva em torno de 80 mm no Litoral no sábado, e no Litoral Norte e Planalto Norte no domingo.

Na segunda-feira (30/03), condições de chuva a partir da manhã do Oeste ao Planalto Sul e nas demais regiões entre a tarde e noite.

AVISO: descargas elétricas (raios) e temporais isolados, com pontuais elevados de chuva em torno de 80 mm no Meio Oeste e Planalto Sul.

No período de sábado a segunda-feira há risco de alagamentos no Litoral.

Acompanhe atualizações de boletins !

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos emitidos:

OBSERVAÇÃO 26/03/2015 – 20h32: Chuva persistênte do Oeste ao Litoral Sul nas próximas 6 horas. Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 26/03/2015 – 15h00: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram