Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 26.03.2016

obs curt

OBSERVAÇÃO – 26/03/2016 22h:11 – Nas próximas 2 horas, risco de pancadas isoladas de chuva no Litoral Sul, especialmente nas áreas próximas ao mar. Fonte: Epagri-Ciram.

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO

AVISO DE MAR (atualizado 26/03/2016 07h:30)

Neste sábado (26/03), intensas rajadas de vento de 60 a 80 km/h, no Litoral de SC, que podem superar esses valores em alguns momentos. Mar muito agitado a grosso, com ondas de 3,0 m a 4,0 m, chegando a 5,0 m em áreas mais afastadas da costa. É totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações no litoral do RS e SC nesse período. Em Santa Catarina, especialmente as áreas do Litoral Sul serão as mais afetadas.

A adversidade de tempo e mar, associada à intensificação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil, favorece a condição de ressaca e dealagamentos na região costeira, devido também à influência da maré viva (maré de sizígia). Recomenda-se especial atenção para os horários da Tabela 1 e locais mais baixos, próximos à costa, que comumente são afetados por esses fenômenos, como a Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, entre outros.

Os horários mais críticos para alagamentos coincidem com os picos previstos da maré astronômica (Tabela 1) e valores de maré real maregrama:

dhn

ALERTA: Segue o risco moderado de deslizamentos de terra no Litoral Sul, em virtude do alto acumulado de chuva nas últimas 24h e a ocorrência de chuva fraca nesta manhã de sábado (26). Fonte: SDC/SC

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (26/03/2016) –

Tempo: Pela manhã mais nebulosidade com chuviscos especialmente no LItoral. No decorrer do dia, a condição de chuva diminui em todo o Estado, com aberturas de sol nas áreas mais ao norte.

Temperatura: amena no interior e elevada no Litoral.
Vento: Nordeste a noroeste, moderado com fortes rajadas no Litoral (ver Aviso de Mar).
Sistema: deslocamento do ciclone entre o RS e sul de SC. Baixa pressão no Litoral do PR e de SC.

Domingo (27/03/2016):

Tempo: Presença de sol na maioria das regiões, acompanhado de mais nuvens do Oeste ao Litoral Sul, ainda apela influência do ciclone no litoral do RS.
Temperatura: amena no interior e mais elevada no litoral.
Vento: Noroeste a sudoeste, moderado.

Segunda e terça-feira (28 e 29/03/2016):

Tempo: Predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: Mais amena na madrugada e elevada durante o dia.
Vento: Noroeste a sudoeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 30 de março a 08 de abril de 2016

Os últimos dias de março serão com tempo mais seco, predomínio de sol e temperatura mais elevada em SC. Entre aos dias 03 e 05, o deslocamento de uma nova frente fria, provoca chuva em todas as regiões do Estado, de forma mais localizada.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta