AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 26.04.2017

nowcasting

ATENÇÃO 26/04/2017 – 10h41min – Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 50 a 70 km/h em todas as regiões de SC. (Epagri/Ciram
 
——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

CHUVA MODERADA E VENTO FORTE

Atualização: 26/04/2017 – 09h15min 

Inicio: 09:00h de 25/04/2017
Fim: 19:00h de 26/04/2017

Regiões: Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul.

Previsão: Chuva, moderada a localmente forte até o início da tarde. Vento moderado com rajadas fortes por alguns momentos até o início da noite.

Acumulado: Pontuais de chuva de 30 a 40 mm. Rajadas de vento de 60 e 80 km/h

Sistema: Deslocamento de frente fria por SC e avanço de sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco)

Marilene de Lima –  Meteorologista

 ——————————————————————————————————————-

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

Atualizado no dia 25/04/2017 às 15h50min

QUARTA E QUINTA-FEIRA, VENTO FORTE E MAR AGITADO NO LITORAL DE SC

A partir do decorrer do dia de quarta-feira (26/04) e quinta-feira (27/05), há previsão de vento forte de Noroeste, virando a Sul ainda na quarta-feira -, persistente com rajadas de 60 a 70 km/h no litoral de SC e mar grosso.

Os picos de onda podem chegar a 3,0 m, especialmente no Litoral Sul e Florianópolis, nos pontos mais afastados da costa. Condição de ressaca, desaconselhável para o tráfego de pequenas e médias embarcações.

Essa condição de tempo é favorecida devido à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Clóvis Corrêa e Erikson Oliveira – Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————

 OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA E GEADA EM SC

 

Inicio: 21:00h de 26/04/2017

Fim: 07:00h de 29/04/2017

Regiões: ÁREAS ALTAS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, LITORAL SUL, ALTO VALE DO ITAJAÍ, OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL E PLANALTO NORTE DE SC.

 Previsão: Céu claro com geada, de forma mais ampla no Meio Oeste e Planalto Sul de SC.

Temperatura: Baixa no período noturno e amanhecer, próxima e abaixo de 0°C.

Sistema: Predomínio de uma massa de ar frio e seco, de origem polar em SC.

 Marilene de Lima e Gilsânia Cruz –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

 ——————————————————————————————————————-

 OBSERVAÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM 

MARÉ ALTA E RISCO DE ALAGAMENTOS NO LITORAL CATARINENSE! 

Na quinta- feria (27/04) há risco de alagamentos devido a maré alta nas regiões mais baixas do Litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia), vento do quadrante sul e ondas altas, devido a um ciclone extratropical no sul da América do Sul. 

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela anexa) e locais que comumente registram este fenômeno: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros. 

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela anexa, Litoral on line e Maregrama no site do Ciram: http://www.ciram.com.br/ 

25.04.2017 Pico de Maré

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município). 

Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Mar agitado: risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quarta-feira (26/04):
Tempo: No decorrer da manhã a nebulosidade diminui gradativamente, devido ao deslocamento da frente fria para o oceano e o sol volta a predominar pela chegada de uma massa de ar frio em SC.
Temperatura: em declínio, mais intenso à noite.
Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.
Sistema: massa de ar frio e seco, de origem polar, avança por SC.
—————————————————
Quinta-feira a Domingo (27 a 30/04):
Tempo: seco e ensolarado, com nevoeiros isolados ao amanhecer.
Temperatura: baixa no período noturno e ao amanhecer em todas as regiões, como valores em torno de 0ºC a valores negativos nas áreas mais altas do Estado e formação de geada. No decorrer do dia, temperatura amena.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco.
Sistema: massa de ar frio e seco, de origem polar, sobre SC.
—————————————————

                                                  TENDÊNCIA de 1º a 11 de maio de 2017

No início de maio começa com tempo seco e temperatura amena em SC. Nos dias 04 a 07/05 uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva em SC.
Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES: