AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 27.02.2016

 

AVISO 27/02/2016 -16h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de temporal localizado no Planalto, Vale e Litoral. Maior risco de temporal entre o Litoral Norte e Grande Florianópolis na próxima hora. (EPAGRI-CIRAM) 

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI-CIRAM

Frente fria causa chuva forte e temporais em SC no fim de semana ! 

No decorrer do sábado e domingo (27 e 28/02), uma frente fria avança por Santa Catarina, provocando pancadas de chuva em todas as regiões. A chuva pode ser forte por alguns momentos e persistente. Com isto, o volume de chuva pode ser alto, principalmente nas regiões próximas ao Paraná, onde o acumulado pode chegar a 100 mm no domingo.

Além da chuva há risco de temporais com rajadas fortes de vento e granizo, principalmente no sábado e na madrugada de domingo, à medida que a frente fria avança pelo Estado. No domingo, o calor diminui devido à cobertura de nuvens e vento sul.

Recomendações da Defesa Civil SC:  

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!  

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Frente fria causa chuva em Santa Catarina 

Sábado (27/02) – AVISO

Tempo: A nebulosidade aumenta no decorrer do dia. No Oeste e Meio Oeste, pancadas de chuva e trovoadas a partir da manhã, se estendendo às demais regiões entre a tarde e noite. Risco de temporal localizado com rajadas fortes de vento e granizo.

Vento: nordeste a noroeste com intensidade fraca a moderada com rajadas.

Sistema: Convecção associada ao forte calor e umidade vinda da Amazônia em conjunto com uma frente fria em deslocamento.

 

Domingo (28/02) – AVISO

Tempo: Tempo instável com predomínio de nuvens e condições de chuva, mais intensa com risco de temporal e alto volume de chuva na madrugada, especialmente no norte do SC, por influência da frente fria. No decorrer da tarde a chuva diminui com aberturas de sol a partir do Oeste ao Sul do Estado.

Temperatura: sem grande elevação devido à nebulosidade e aos ventos de sul/sudeste.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Avanço de uma frente fria SC.

 

Segunda-feira (29/02) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Variação de nuvens com pancadas de chuva a partir da tarde atingindo as regiões Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: diminui.

Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas.

 

Terça-feira (01/03)

Tempo: Sol entre nuvens em todas as regiões. No Oeste, mais nuvens e chuva no decorrer do dia.  

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: sudeste a leste, com intensidade fraca a moderada.

 

Quarta-feira (02/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol entre algumas nuvens. A partir da tarde, pancadas de chuva em todas as regiões.

Temperatura: temperatura mais amena, especialmente na madrugada e na serra.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 02 de março a 11 de março de 2016

Este período inicia com tempo mais seco e temperatura mais amena na madrugada, especialmente na serra, devido a uma massa de ar mais frio. O Litoral deve ter mais nebulosidade devido aos ventos úmidos do mar. A chuva retorna às demais regiões no dia 05 na forma de pancadas. Nos dias 06 e 07 uma nova frente fria causa chuva em todas as regiões. Nos dias seguintes do período, a chuva é frequente no Estado devido a um sistema de baixa pressão.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO 27/02/2016 – 09h50m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderadas a fortes, com descargas elétricas (raios) e risco de temporal no Oeste e Meio Oeste de SC. (EPAGRI-CIRAM)

AVISO 27/02/2016 – 06h40m: Nas próximas 3 horas, chuva persistente, com descargas elétricas e risco de temporal no Oeste de SC. (EPAGRI-CIRAM)