Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 27.03.2015

ATENÇÃO – 14h35min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Litoral Norte e Alto Vale. Fonte: Epagri/Ciram 

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Chegada de uma frente fria e o conjunto de condições meteorológicas devem manter tempo instável nos próximos três dias (28, 29 e 30/03) no Estado. Nesses dias há risco de descargas elétricas (raios), temporal isolado, rajadas fortes de vento e no fim de semana pontuais elevados de chuva no Litoral, Vale do Itajaí (Baixo Vale) e Planalto Norte, com risco de alagamentos. Pode superar o esperado para o mês de março (que é de 160 a 190 mm) em alguns municípios destas regiões. Acompanhe atualizações de boletins !

Acumulado de chuva: 

Sábado (28/03): média de 10 a 30 mm e pontuais de 80 a 100 mmespecialmente no Litoral. 

Domingo (29/03): média de 20 a 40 mm e pontuais de 80 a 100 mm no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte

Segunda-feira (30/03): média de 10 a 30 mm e pontuais de 80 a 100 mmespecialmente no Litoral. 

Veja as recomendações da Defesa Civil SC (clique em leia mais)

 Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Sexta-feira (27/03): Tempo instável com céu encoberto a nublado e chuva em todo o Estado, alternando com períodos de melhoria. A previsão é chuva de fraca intensidade em boa parte do dia, podendo ser mais intensa a partir da noite. Temperatura amena.

OBSERVAÇÃO: risco de descargas elétricas (raios).

Sistema meteorológico: frente fria se afasta de SC. Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) e cavado (área alongada de baixa pressão) mantém a instabilidade no Estado.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (28/03): Tempo instável com condições de chuva em SC, alternando com períodos de melhoria. Temperatura mais amena.

AVISO: Risco de temporais isolados com pontuais elevados de chuva, especialmente no Litoral, com risco de alagamentos. Média de chuva de 10 a 30 mm no Estado e pontuais de 80 mm no Litoral, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas cidades.

Sistema meteorológico: Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) e cavado (área alongada de baixa pressão) mantém a instabilidade no Estado.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (29), o tempo permanece instável com nuvens em SC e condições de chuva, mais persistente no Litoral, sobretudo no Litoral Norte, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte.

AVISO: Risco de temporais isolados, média de 20 a 40 mm no Estado e pontuais de 80 mm no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas cidades com risco de alagamentos.

 

Na segunda-feira (30), persiste a condição de chuva, mais intensa no Litoral.

AVISO: Risco de temporais isolados, média de 10 a 30 mm no Estado e pontuais de 80 mm no Litoral, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas cidades com risco de alagamentos.

Ressalta-se que, durante esses dias, a chuva prevista para o Litoral pode superar o esperado para o mês de março (160 a 190 mm). No decorrer da terça-feira, o tempo melhora com sol entre algumas nuvens em SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil