AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 27.05.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM (27/05 – 16h)

Fim de semana com chuva moderada a forte e risco de temporais em SC !

Sábado (28/05) com previsão de chuva moderada a forte e risco de temporais isolados no Oeste e Meio Oeste, com acumulado médio de 40 a 60 mm e pontuais maiores em algumas localidades. Nas demais regiões, a chuva ocorre no decorrer do dia e os valores de chuva previstos são menores (10 a 20 mm).

No domingo (29/05) a chuva persiste na madrugada, manhã e parte da tarde, podendo ser mais forte com risco de temporais isolados do Planalto ao Litoral, especialmente no setor sul do Estado. O acumulado médio previsto varia de 30 a 50 mm com pontuais maiores em algumas localidades. A chuva diminui no decorrer da tarde e noite.

A instabilidade estará associada a formação de um ciclone extratropical no litoral do RS. A frente fria, associada a esse sistema, avança por SC no domingo.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com chuva em SC

Sexta-feira (27/05) – ATENÇÃO

Tempo: Muitas nuvens em SC, com chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia ocorrem períodos de abertura de sol. A chuva no Estado deve ser acompanhada de descarga elétrica durante a tarde.

Temperatura: com pouca variação, devido à cobertura de nuvens.

Vento: fraco a moderado, de nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sudeste e leste no Planalto e Litoral com rajadas no final do dia.

Sistema: Áreas de baixa pressão no Sul do Brasil.

Sábado (28/05) – AVISO

Tempo: instável com muitas nuvens e chuva no decorrer do dia, em boa parte de SC. Especialmente durante a tarde a chuva será de intensidade moderada a forte, sobretudo no Oeste, Meio-Oeste e em algumas localidades do Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: com pouca variação.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no planalto e litoral.

Sistema: intensificação de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul e nova frente fria em Santa Catarina.

Domingo (29/05) – AVISO

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões de SC, melhorando no decorrer do dia no Oeste e Meio Oeste e nas demais regiões à noite. Na madrugada e manhã a chuva será de intensidade moderada a forte no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul, devido ao deslocamento de uma frente fria, ligada a um intenso sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) no litoral do sul do Rio Grande Sul e do Uruguai.

Temperatura: com pouca variação na maior parte do dia, com diminuição gradativa à noite.

Vento: noroeste com variações de sudoeste a partir da tarde, moderado com rajadas mais intensas no Meio oeste, Planalto e Litoral.

Segunda-feira e terça-feira (30 e 31/05):

Tempo: Tempo firme com sol e poucas nuvens em SC, devido ao afastamento da frente fria e avanço de nova massa de ar seco pelo Uruguai.

Temperatura: amena, com pequena elevação devido à presença de sol, queda acentuada à noite.

Vento: sudoeste/sul na segunda-feira, passando a sudeste na terça fraca no do oeste ao Planalto e moderado, com rajadas mais intensas, no litoral.

TENDÊNCIA de 01 a 10 de junho de 2016

Início de junho com sol em SC, com pequena chance de chuva para o Litoral. Temperatura mais baixa a partir de 03/06.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta