AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 27.09.2017 – CARJR

nowcasting

AVISO – 27/09/2017 16h55min:  Na próxima hora, risco de tempestade severa com granizo, vento acima 80 km/h nas proximidades de Taió (Alto Vale do Itajaí)  (Epagri/Ciram)

AVISO – 27/09/2017 16h43min: Na próxima hora, risco de granizo isolado nas proximidades de Santa Cecília (Planalto Norte). (Epagri/Ciram)

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO ISOLADO !

Início: 27/09/2017 às 12:00h

Fim: 28/09/2017 às 00:00h

Regiões: TODAS DE SANTA CATARINA, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Previsão: Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios). Risco de temporais localizados com granizo e vento forte (acima de 60 km/h).

Sistema: Deslocamento de frente fria, com formação de intensas áreas de instabilidade e ao calor.

Marilene de Lima  –  Meteorologista Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Frente fria causa temporais com granizo e vento forte em SC

Próximos dias com chuva e temporais localizados em SC

Quarta-feira (27/09) – AVISO PARA TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – GRANIZO ISOLADO (Acompanhar monitoramento)

Tempo: sol entre nuvens em SC, principalmente pela manhã. No período da tarde e noite pancadas de chuva com risco temporal e granizo localizado, especialmente em áreas próximas à divisa com RS do Oeste ao Litoral Sul à tarde, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte entre o fim da tarde e à noite.

Temperatura: alta.

Vento: norte e noroeste passando a sul entre a tarde e noite, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

Sistema: massa de ar quente pela manha e no início da tarde. Avanço de uma frente fria e calor da tarde intensificando áreas de instabilidade no decorrer da tarde.

Quinta-feira (28/09) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS – RAIOS – GRANIZO ISOLADO (Acompanhar monitoramento)

Tempo: aberturas de sol pela manhã, mais nuvens do Planalto ao Litoral e chuva fraca no Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer da tarde aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva em todas as regiões, com risco de temporal localizado.

Temperatura: amena do Planalto ao Litoral devido à nebulosidade e mais elevada no Oeste e Meio Oeste devido à presença do sol.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada.

Sistema: alta pressão com centro no RS, e formação de núcleos de instabilidade durante a tarde.

Sexta-feira (29/09) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – (Acompanhar atualizações de boletins!)

Tempo: instável com mais nebulosidade, chuva e trovoadas em todas as regiões, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) sobre SC e RS.

Temperatura: amena em todas as regiões, devido à nebulosidade.

Vento: sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao litoral Sul e de nordeste/leste no Litoral.

Sábado (30/09) – (Acompanhar atualizações de boletins!)

Tempo: encoberto com chuva em SC, devido à intensificação de áreas de baixa pressão com formação e deslocamento de uma nova frente fria pelo estado. Risco de temporal localizado com granizo e ventania no Estado.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas fortes a partir da tarde.

Domingo (01/10)  – (Acompanhar atualizações de boletins!)

Tempo: no Litoral Sul e Planalto Sul mais nuvens e chuva por alguns momentos na maior parte do dia. Nas demais regiões de SC aberturas de sol com chuva no início do dia da Grande Florianópolis ao Norte e pancadas isoladas, com temporais localizados no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste devido a áreas de baixa pressão no sul do Paraguai.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: noroeste com variações de oeste/sudoeste, moderado fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 02 a 12 de outubro de 2017

No dia 02 e parte de 03/10 persiste a instabilidade com chuva ocasional em SC, amenizando a estiagem no estado. De 04 a 07/10 tempo mais estável com presença de sol, sem chuva significativa. Uma nova frente fria chegará ao estado a partir de 10/10. Temperatura amena entre os dias 02, 03 e 04/10 e em elevação no restante do período.

Marilene de Lima – Meteorologista

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção