Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 27.11.2015

 

AVISO 28/11/2015 – 00h25min:  chuva por alguns momentos em todas as regiões de SC, com vento forte no Planalto Sul nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO METEOROLÓGICO – 27/11/2015 (EPAGRI/CIRAM)

As condições de tempo ficam instáveis no Oeste de Santa Catarina a partir do fim da manhã desta sexta-feira (27/11). Há risco de chuva forte, com raios, granizo e rajadas de vento fortes no Oeste e também no Meio Oeste, principalmente no fim da sexta-feira e madrugada do Sábado.

No sábado (28/11) a instabilidade atinge as demais regiões, podendo ser forte, sobretudo na madrugada do sábado onde o risco de tempo severo (temporais com granizo e rajadas de vento localizadas) é maior no Estado. No Oeste, o volume de chuva pode exceder 100 mm no sábado.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Sexta-feira (27/11) – AVISO:

Tempo: Chuva no Oeste já a partir da manhã. Nas regiões do Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva inicia no período da tarde. Risco de temporal com raios, rajadas de vento forte e granizo no fim da noite no Oeste e Meio Oeste. No Vale do Itajaí e Planalto Norte, pancadas isoladas à tarde. No Litoral ainda persiste a cobertura de nuvens e a chuva fraca, exceto no Litoral Sul, onde o sol aparece entre nuvens.  

Temperatura: Amena devido à nebulosidade, porém a sensação é de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (28/11) – AVISO

Tempo: Tempo instável com chuva em todo o Estado. A chuva deve ser moderada a forte e com volume elevado no Oeste e Meio Oeste. Alto risco de temporais com granizo e ventos fortes nestas duas regiões. No fim da manhã a chuva diminui nas regiões do Planalto, Vale do Itajaí e Litoral, retornando no período do fim da tarde.

Temperatura: Alta à tarde nas regiões onde a chuva diminui, ainda ficando amena no Oeste.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado a forte com rajadas.

Domingo (29/11)

Tempo: Afastamento da frente fria e entrada de uma massa de ar mais frio e seco deixando o tempo estável No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. No Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis o céu permanece com muitas nuvens e ocorre chuva no período da tarde e noite.

Temperatura: Baixa no início do dia, amena à tarde.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Segunda e terça-feira (30/11 e 01/12):

Tempo: Uma massa de ar mais seco deixa o tempo estável. A nebulosidade ainda persiste no Planalto Norte e Litoral Norte, com pancadas de chuva.

Temperatura: Temperatura alta no Oeste, amena nas demais regiões.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 02 a 11 de dezembro de 2015

O mês de dezembro inicia com tempo firme e temperatura em elevação em Santa Catarina. A partir do dia 02/12 a chuva retorna ao Estado na forma de pancadas no período da tarde em todas as regiões. Nos dias seguintes as pancadas de chuva à tarde devem ser frequentes no Estado. Apenas nos dias 05 e 06 não há previsão de chuva.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISO 27/11/2015 20h30m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de rajadas de vento forte nas regiões Oeste e Planalto Sul. (Epagri-Ciram)

AVISO 27/11/2015 17h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de rajadas de vento forte no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. Fonte: Epagri-Ciram

AVISO 27/11/2015 15h05m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de rajadas de vento forte no Oeste e Meio Oeste . Fonte: Epagri-Ciram 

AVISO 27/11/2015 11h10m: Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento forte no Extremo Oeste de SC. Fonte: Epagri-Ciram