Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 28.01.2015

ATENÇÃO – 16h10: Nas próximas 3 horas, persistem as condições de pancadas de chuva e raios isolados do Planalto ao Litoral e Vale do Itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO – 15h36: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e raios na Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO – 13h25: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e raios nos Planaltos Norte e Sul, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO – 28/01/2015: No decorrer da tarde e a noite desta quarta-feira, condições de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva em todas as regiões de SC. Risco de temporal e granizo isolado. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Nesta quarta-feira (28/01) o calor persiste em SC e, entre a tarde e noite, ocorrem temporais isolados com pancadas de chuva em boa parte do Estado. Áreas de instabilidade se intensificam com o avanço de uma frente fria, pelo RS nesta quarta-feira e por SC na quinta-feira, provocando chuva forte por alguns momentos, descargas elétricas (raios), rajadas de vento, temporais e possibilidade de granizo em algumas localidades. O acumulado de chuva previsto é de 20 a 40 mm em média, com pontuais de 60 a 80 mm especialmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Fonte: Epagri/Ciram

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (28/01): Sol entre nuvens em SC, com pancadas de chuva entre a tarde e noite. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, devido a alta umidade do ar.

ATENÇÃO: descargas elétricas (raios) e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva em todas as regiões de SC. Risco de temporal e granizo isolado.

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão no litoral do RS e avanço de nova frente fria pelo sul do RS. Formação de núcleos de instabilidade à tarde, devido ao calor.

28.01.2015 Visivel Sul

 

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (29/01): Encoberto em todas as regiões de SC, com pancadas de chuva começando pela manhã do Oeste ao Litoral Sul e a partir da tarde em todas as regiões.

AVISO: chuva forte por alguns momentos, descargas elétricas e rajadas de vento associadas às pancadas de chuva, com possibilidade de granizo de forma isolada.

Sistema meteorológico: áreas de instabilidade com a passagem de uma frente fria pelo Estado.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (30/01): ar mais seco com presença de sol do Oeste ao Planalto Sul, chuva na madrugada e início da manhã no Litoral Norte. No decorrer do dia aberturas de sol, com pancadas isoladas de chuva no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral.

No sábado (31/01) e domingo (01/02): sol, com mais nuvens e chuva isolado entre a tarde e noite, principalmente do Meio Oeste ao Litoral, devido a circulação marítima. A temperatura diminui um pouco entre a sexta-feira e o sábado. Sem Avisos para o período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil