AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 28.04.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Temperatura abaixo de zero em Santa Catarina

Nesta quinta-feira (28/04) as temperaturas não sobem muito na maior parte das regiões e especialmente no Planalto Sul as máximas variam entre 9°C e 12°C.

Na sexta-feira (29/04) o ar polar novamente deixa a madrugada com temperatura abaixo de zero no Planalto Sul. As temperaturas baixas do Oeste ao Planalto, áreas altas do Vale do Itajaí e Litoral, com temperatura mínima entre 3°C e 0°C mantém a condição de geada.

No sábado (30/04) ainda ocorre geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

AVISO DE MAR – EPAGRI/CIRAM

Mar muito agitado a grosso com risco de ressaca no litoral de SC

Nesta quinta-feira (28/04) o mar permanece muito agitado a grosso no litoral de SC, com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m e acima deste valor em áreas mais afastadas da costa, devido à passagem de uma frente fria e a um ciclone extratropical (baixa pressão intensa) no oceano em frente ao litoral do Uruguai e sul do RS. Há risco de ressaca, desaconselhável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Maré provoca alagamentos no Litoral de SC nos próximos dias !

Entre os dias 26 e 29/04 há risco de alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pela maré alta, ventos persistentes do quadrante sul e agitação marítima com picos de onda 3,0 m a 4,0 m.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville entre outros.

Os horários mais críticos, com maior probabilidade de alagamentos, coincidem com os picos de maré alta previstos na tabela 1.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Sol e temperatura baixa em SC

Sexta-feira com temperatura abaixo de zero e geada ampla em SC

Quinta-feira (28/04) – AVISO

Tempo: tempo firme com sol em todas as regiões de SC. A massa de ar polar que atua no Sul do Brasil, mesmo com a presença de sol mantem a temperatura com pouca elevação no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral e baixa no Planalto.

Temperatura: baixa em todas as regiões.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Sistema: Massa de ar polar sobre o Sul do Brasil.

28.04.2016 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida 28.04.2016 08hs

Sexta-feira (29/04) – AVISO

Tempo: Tempo firme com nevoeiros isolados ao amanhecer e sol em todas as regiões. O frio será intenso na madrugada e amanhecer, com temperatura negativa e geada ampla do Oeste ao Planalto, e de forma mais isolada nas áreas altas do Vale do Itajaí e Litoral. (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: ao amanhecer temperatura abaixo de zero no Planalto e áreas altas do Oeste e Meio Oeste. No decorrer do dia as temperaturas seguem baixas em todas as regiões, com pequena elevação no Litoral.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas do Planalto ao Litoral.

Sistema: massa de ar polar no Sul do Brasil.

prevgeada2904 1

Sábado (30/04) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol e algumas nuvens em todas as regiões, no Litoral Norte mais nebulosidade e chance de chuvisco à noite. Na madrugada e amanhecer ainda há chance de geada fraca no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte.

Temperatura: baixa na madrugada e em gradativa elevação no decorrer do dia.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral.

Domingo e segunda-feira (01 e 02/05)

Tempo: sol em todas as regiões de SC na maior parte do dia, com mais nuvens e chance de chuva fraca no período noturno no Litoral e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Planalto ainda há chance de geada fraca, na madrugada de domingo.

Temperatura: baixa na madrugada, em elevação durante o dia.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 03 a 13 de maio de 2016

Entre os dias 03 e 05, predomínio de sol e temperatura em elevação no Estado. Uma frente fria deve passar por SC entre os dias 07 e 08 e entre os dias 12 e 13, a última com mais intensidade provocando temporais e chuva forte em todas as regiões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta