Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 28.05.2015

AVISO 28/05/2015 – 18h15m: Rajadas fortes de vento de 70 a 80 km/h no Litoral Sul e Planalto Sul nas próximas 3 horas. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – 28/05/2015 – Fonte: Epagri/Ciram

Na quinta-feira (28/05), ventos de sudoeste a sul com rajadas de até 70 km/h no Planalto Sul e Litoral Sul, devido à presença de um ciclone extratropical na costa sul de SC e Rio Grande do Sul. Na área de mar do Litoral Sul de SC, os ventos podem chegar a 100 km/h e a altura de ondas entre 3 e 4 metros (mar muito agitado a grosso), com risco de ressaca.

Na sexta-feira (29/05), a intensidade dos ventos diminui, mas o mar permanece agitado com altura de onda de 3 metros. Desaconselhável para atividades na costa de SC nestes dias.

Recomendações da Defesa Civil SC para o período:

Ventos fortes: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (28/05): Pancadas de chuva fraca no Planalto Sul e Litoral Sul. Demais regiões, nebulosidade com aberturas de sol. Temperatura declina na madrugada.

AVISO: Vento sudoeste a sul com rajadas máximas de 70 km/h no Planalto Sul e Litoral Sul. Na costa sul de SC, ventos de até 100 km/h e mar muito agitado a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros), com risco de ressaca. Desaconselhável atividades no mar.

Sistema meteorológico: ciclone extratropical entre a costa sul de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (29/05): Condição de chuva fraca no Litoral Sul.Demais regiões, presença de sol com maior nebulosidade no Oeste e Planalto Sul. Temperatura mais baixa na madrugada. Vento de sudoeste a sul perde a intensidade.

AVISO: Na costa sul de SC, mar agitado com altura de ondas de 3 metros. Desaconselhável atividades no mar.

Sistema meteorológico: ciclone extratropical afastando-se da costa sul de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sábado (30)  e domingo (31/05): Predomínio de sol em todas as regiões com maior presença de nuvens no domingo. Temperaturas mais baixas na madrugada com geada fraca nas áreas mais altas do Estado, mas sem previsão de frio intenso.

Segunda-feira (01/06): Predomínio de sol em todas as regiões. Temperatura em elevação.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil