Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 28.05.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – (atualizado 09h:30 de 29/05)

Domingo com chuva em SC

Sol na próxima semana em todas as regiões catarinenses

Domingo (29/05):

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões de SC, especialmente pela manhã e tarde. No final do período o tempo melhora com aberturas entre a tarde e noite, com o avanço do ar seco pelo Oeste do Estado.

Temperatura: com pouca variação na maior parte do dia, com diminuição gradativa à noite.

Vento: noroeste  a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: deslocamento de uma frente fria, ligada a um intenso sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) no litoral do sul do Rio Grande Sul e do Uruguai. Durante a tarde uma massa de ar seco avança de pelo Oeste do Estado.

Segunda-feira (30/05):

Tempo: mais nuvens no início do dia em todas as regiões de SC. No decorrer do dia, sol entre nuvens.

Temperatura: diminuição gradativa à noite.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: massa de ar seco avança de pelo Oeste do Estado.

Terça, quarta-feira e quarta-feira (31/05 e 01, 02/06):

Tempo: Tempo firme com sol e poucas nuvens em SC, devido a uma massa de ar seco no Sul do Brasil.

Temperatura: amena, com pequena elevação devido à presença de sol, queda acentuada no período noturno e madrugada.

Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 03 a 12 de junho de 2016

O mês de junho começa com sol em SC, mais nuvens e condição de chuva entre os dias 08 e 09/06 em todas as regiões catarinenses devido a uma nova frente fria. Nos dias 10 e 11/06 mais nuvens com chuva ocasional no Litoral e aberturas de sol nas demais regiões. Frio intenso, com temperatura baixa com formação de geada entre os dias 03 a 07/06.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC

Sábado (28/05) – AVISO

Tempo: muitas nuvens na maior parte do dia em SC, com chuva durante a tarde e noite começando pelo Oeste. Há risco de temporais isolados com descarga elétrica e chuva de intensidade moderada a forte, sobretudo no Oeste, Meio-Oeste e em algumas localidades do Planalto.

Temperatura: com pouca variação.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas a partir da tarde principalmente no Planalto e Litoral.

Sistema: intensificação de um sistema de baixa pressão no oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, formando nova frente fria em Santa Catarina.

Domingo (29/05) – AVISO

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões de SC de intensidade moderada a forte no Oeste, Meio-Oeste e Planalto na madrugada e manhã. Na Grande Florianópolis, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte a condição de chuva alterna com períodos de melhoria no decorrer da tarde. No Oeste e Meio Oeste o tempo melhora com aberturas entre a tarde e noite, com o avanço do ar seco pela argentina e RS.

Vento: noroeste com variações de sudoeste a partir da tarde, moderado com rajadas mais intensas no Meio Oeste, Planalto e Litoral.

Sistema: deslocamento de uma frente fria, ligada a um intenso sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) no litoral do sul do Rio Grande Sul e do Uruguai. Durante a tarde uma massa de ar seco avança de pela Argentina e oeste do Rio Grande do Sul.

Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira (30, 31/05 e 01/06):

Vento: sudoeste/noroeste na segunda-feira, passando a sudeste a partir de terça-feira, com intensidade fraca do Oeste e moderada com rajadas no Meio Oeste, Planalto e Litoral na segunda e terça-feira.

TENDÊNCIA de 02 a 11 de junho de 2016

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta