AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 28.09.2017 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO 28/09/2017 13h15min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC. Nas demais regiões do estado, chuva fraca a moderada. (Epagri/Ciram)

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

PANCADAS DE CHUVA E DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) EM SANTA CATARINA !

Início: 28/09/2017 às 10:00h

Fim: 29/09/2017 às 06:00h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA.

Previsão: Chuva moderada com descargas elétricas (raios) e persistência de céu encoberto em todas as regiões.

Sistema: Deslocamento de uma frente fria pelo litoral e um cavado (alongamento de um sistema de baixa pressão).

Erikson de Oliveira  –  Meteorologista EPAGRI/CIRAM

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SC !

Em atualização.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.

Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Próximos dias com chuva e temporais localizados em SC

Mar agitado na costa

Quinta-feira (28/09) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS – RAIOS – GRANIZO ISOLADO – MAR AGITADO (Acompanhar monitoramento)

Tempo: céu parcialmente nublado com pancadas de chuva, raios, e risco de queda de granizo em pontos isolados, nas áreas mais próximas ao RS pela manhã. Se estendendo para as demais regiões no decorrer da tarde.

Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Mar: Mar agitado com ondas de Sul de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Mais alto ao Sul de Florianópolis.

Sistema: cavado no Oeste do Sul do Brasil e frente fria em deslocamento pelo Litoral de SC.

Sexta-feira (29/09) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – MAR AGITADO (Acompanhar monitoramento)

Tempo: instável com mais nebulosidade, chuva e trovoadas a qualquer hora do dia da Grande Florianópolis ao Norte do Estado e a partir da tarde, devido a um cavado sobre o Sul do Brasil.

Temperatura: amena em todas as regiões, devido à nebulosidade.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Mar: agitado na costa, com ondas de Sudeste de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Mais alto ao sul do Florianópolis.

Sábado (30/09) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – MAR AGITADO (Acompanhar atualizações de boletins!)

Tempo: encoberto com chuva em SC, devido à intensificação de um cavado. O tempo melhora no final do dia em todas as regiões.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas fortes a partir da tarde.

Mar: Mar agitado, mais intenso afastado da costa e ao Sul de Florianópolis. Ondas de Nordeste de 2.5 a 3.0 m e picos de 3.5 a 4.0 m, mais alto afastado da costa.

Domingo (01/10) – (Acompanhar atualizações de boletins!)

Tempo: mais nuvens e algumas aberturas de sol.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: noroeste com variações de oeste/sudoeste, moderado fraco a moderado.

Segunda-feira (02/10) – (Acompanhar atualizações de boletins!)

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas fortes a partir da tarde.

TENDÊNCIA de 03 a 13 de outubro de 2017

De 04 a 07/10 tempo mais estável com presença de sol, sem chuva significativa. Uma nova frente fria chegará ao estado a partir de 10/10. Temperatura amena entre os dias 02, 03 e 04/10 e em elevação no restante do período.

Marcelo Martins – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil