AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 28.10.2016

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – 28/10/2016 20h00min

RISCO ALTO DE RESSACA – ALAGAMENTOS – MAR AGITADO – ONDAS ALTAS – VENTOS FORTES NO LITORAL DE SC !

Nesta madrugada e tarde de sábado (29/10) terão outros dois picos de maré alta na costa de SC, conforme tabela anexa. Na madrugada deste sábado a maré poderá ter intensidade maior do que a observada na tarde desta sexta-feira. Isto porque entre 12h45m e às 18h45m a maré residual (diferença entre a maré astronômica prevista e a maré medida) aumentou entre 10 e 20 cm. Consulte Maregrama – Epagri/Ciram

O vento continua para às próximas 24 horas de forma persistente de quadrante sul/sudeste, devido a influência de um Ciclone Extratropical afastado da costa na altura do Uruguai, deixando o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 5,0 m no decorrer deste sábado (29), diminuindo gradativamente no domingo (30/10). Neste período persiste o risco de alagamentos/inundações costeiras e de ressaca, com risco para atividades de navegação, pesca, edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras no Litoral de SC.

29.10.2016 Tabela picos de maré

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Alagamentos/inundações: evitar transitar e dirigir em pontilhões, pontes submersas e em lugares alagados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira (28/10) – AVISO PARA RAJADAS DE VENTO – MAR AGITADO – RESSACA

Tempo: Mais nuvens pela manhã e início da tarde no Planalto Sul. Nas outras regiões, predomínio de sol.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas fortes no Planalto Sul e Litoral Sul.

Mar: muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 5,0 m, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC. Risco de ressaca na área costeira catarinense, especialmente ao sul de Itajaí.

Sistema: massa de ar frio e seco.

Sábado (29/10) – ATENÇÃO PARA – MAR AGITADO – RESSACA – GEADA ISOLADA

Tempo: estável com sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa, próxima de 0°C na serra ao amanhecer. Condições de geada fraca nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e principalmente no Planalto Sul.

Vento: sul a sudeste no Litoral, e de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Mar: muito agitado com ondas altas, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC.

Sistema: massa de ar frio e seco.

Domingo e segunda-feira (30 e 31/10) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA ISOLADA

Tempo: firme com sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.

Temperatura: em gradativa elevação, mas ainda pode gear nas áreas mais altas do Planalto Sul na madrugada de domingo.

Vento: sudeste, passando a nordeste do oeste ao Planalto, fraco a moderado.

Terça-feira (01/11)

Tempo: estável com sol e poucas nuvens em SC.

Vento: sul a sudeste no Litoral, e de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 02/11 a 12/11 de 2016

Início de mês de tempo firme com sol e temperatura alta durante a tarde, devido a uma massa de ar seco. Nos dias 02, 03 e 04/11, uma frente fria passa pelo Sul do Brasil mantendo mais nebulosidade e chuva, com temporais localizados, em SC. De 05 a 10/11 tempo firme com sol e temperatura amena, em todas as regiões catarinenses.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

VENTOS FORTES – MAR AGITADO – ONDAS ALTAS – RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SC !

Nesta sexta-feira e sábado (28 e 29/10) o vento de quadrante sul intenso e persistente deixa o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 5,0 m, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC, devido a influência de Ciclone Extratropical.

O mar agitado a grosso traz risco de ressaca na área costeira catarinense, especialmente ao sul de Itajaí.

Essa condição associada à maré astronômica (amplificada pela lua nova) pode ocasionar alagamentos isolados especialmente nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. Os alagamentos podem ocorrer até o domingo. Consulte Maregrama – Epagri/Ciram