AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 28.12.2015

AVISO 30/12/2015 – 06h10min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no extremo Oeste e Oeste nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

AVISO 29/12/2015 – 21h05min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Meio Oeste, Alto Vale, Planalto Norte e Sul nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

AVISO – 29/12/2015 – 18h05min – Pancadas de chuva com descarga elétrica isoladas no Meio Oeste Planalto e Litoral Sul nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

AVISO – 29/12/2015 – 17h50min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Planalto Norte e Vale de Itajaí nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

AVISO HIDROLOGICO N°2 (EPAGRI/CIRAM)

CONDIÇÃO DOS NÍVEIS DOS RIOS PARA EMERGÊNCIA: Rio Canoas em Camboriú.

CONDIÇÃO DOS NÍVEIS DOS RIOS PARA ATENÇÃO: Rio do Braço em Camboriú.

Bacia do Rio Camboriú

A situação hidrológica encontra-se em EMERGÊNCIA para alagamento na estação Rio Canoas em Camboriú. Na estação Rio do Braço, também no município de Camboriú, a situação é de ATENÇÃO para alagamentos. Como as chuvas na região diminuirão, o nível do rio Canoas está constante devendo diminuir nas próximas horas. No caso do Rio do Braço, o nível está aumentando lentamente. Permanece o aviso hidrológico de alagamento, caso as chuvas intensas, continuem a ocorrer nos locais onde apresentam problemas de drenagem nas zonas urbanas das cidades de Camboriú e Balneário Camboriú.

OBSERVAÇÃO – 29/12/2015 – 11h20min – Os elevados totais de chuva entre a madrugada e manhã concentraram-se entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. A intensidade da chuva diminui nas próximas horas (Epagri/Ciram).

ALERTA – RISCO DE DESLIZAMENTOS 12h:00 – Risco de deslizamentos para o Litoral Norte (Joinville, Jaraguá do Sul, Garuva, Corupa, Schroeder), Médio Vale do Itajaí (Pomerode, Luiz Alves e Blumenau), Baixo Vale do Itajaí (Brusque, Itajaí, Itapema, Camboriú e Balneário Camboriú) e Grande Florianópolis (Tijucas, Rancho Queimado, Angelina). Fonte: Cenad/Cemaden, SDC, AlertaBlu, Defesa Civil de Itajaí.

AVISO HIDROLÓGICO (EPAGRI/CIRAM)

CONDIÇÃO DOS NÍVEIS DOS RIOS PARA EMERGÊNCIA: Rio Canoas em Camboriú.

 Os níveis atuais dos rios da bacia do Rio Camboriú, a situação hidrológica encontra-se em EMERGÊNCIA para enchente na estação Rio Canoas em Camboriú. Devido as chuvas nesta manhã, poderá ocorrer problemas de alagamento em locais com deficiência de drenagem nas áreas urbana da cidade de Camboriú e Balneário Camboriú.

 

aviso

AVISO METEOROLÓGICO – (Epagri/Ciram)

Chuva persistente entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte

Nesta terça-feira (29/12), a chuva persistente favorece totais elevados  entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC, de 50 e 80 mm. Em algumas localidades esses totais podem ser superados, ultrapassando os 100 mm. Grande parte desses valores ocorre entre a madrugada e manhã. Caso as previsões se confirmem há risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

 Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

 Próximos dias com chuva e temporais entre a tarde e noite em SC

 Terça-feira (29/12):

 Tempo: Tempo fechado com chuva mais persistentes da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, acumulando elevados totais de precipitação. Nas demais regiões, aberturas de sol com pancadas de chuva e descarga elétrica isolada à tarde e noite.

Temperatura: Elevada com sensação de ar abafado.

 Vento: Nordeste a norte no interior, e de leste a nordeste no Litoral, fraco a moderado com rajadas.

 Sistema: Sistema de baixa pressão no Litoral Norte de SC e alta pressão no oceano, altura do RS. Esses sistemas favorecem o transporte de umidade do mar para o litoral norte de SC (circulação marítima). Baixa pressão no Paraguai influencia o tempo no oeste de SC.

 Quarta-feira (30/12):

Tempo: No oeste, Litoral Norte e Grande Florianópolis, pancadas de chuva com algumas aberturas de sol.  Demais regiões, pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

 Temperatura: Bem elevada, com sensação de ar abafado em todas as regiões.

 Vento: Norte a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 Sistema: Sistema de baixa pressão no RS com frente fria no litoral.

 Quinta-feira (31/12):

 Tempo: Último dia de 2015 com mais nuvens e chuva desde a madrugada no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, aberturas de sol com pancadas de chuva isolada entre a tarde e início da noite, devido à passagem de uma frente fria pelo litoral sul de SC. Os maiores totais de chuva ocorrem do Oeste ao Planalto.

 Temperatura: Elevada com sensação de ar abafado.

 Vento: Norte passando a sul/sudeste no final do dia, fraco a moderado com rajadas.

 Sexta-feira (01/01/2016):

 Tempo: Primeiro dia de 2016 com tempo mais fechado e pancadas de chuva no oeste e norte de SC, a qualquer hora do dia. Demais regiões, pancadas rápidas e muito isoladas de chuva no período da tarde.

 Temperatura: Diminui um pouco.

 Vento: Sul e sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral.

 Sábado (02/01/2016):

 Tempo: Tempo mais fechado com pancadas de chuva no litoral de SC, a qualquer hora do dia. Demais regiões, pancadas rápidas e muito isoladas de chuva no período da tarde. O sol aparece mais e as chances de chuva são bem menores no Oeste de SC.

 Temperatura: Mais baixa no litoral, mais elevada no oeste.

 Vento: Sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral.

 TENDÊNCIA de 03 a 12 de janeiro de 2016

No início do período, o sol predomina com menores chances de chuva em SC. A partir dos dias 07 e 08 voltam a ocorrer pancadas de chuva no Estado entre a tarde e noite, de curta duração, típicas de verão. Entre os dias 10 e 11/01 uma nova frente fria chega a SC trazendo chuva mais significativa para todas as regiões. A temperatura estará bem elevada em todo o período.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos anteriores:

AVISO 29/12/2015 – 08h20m: Chuva persistente nas próximas 2 horas no Litoral Norte e Grande Florianópolis, com elevados acumulados de chuva para as regiões. Risco de alagamentos e deslizamentos de terra pontuais (EPAGRI/CIRAM)

Chuva persistente entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte acumula elevados totais