AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 29.05.2017

nowcasting

ALERTA – 29/05/2017 08h00min – Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nas últimas 72 horas, bem como a indicação da continuidade das chuvas para os próximos dias, há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado especialmente, no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis.  Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

ATENÇÃO 30/05/2017 – 00h25min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste, próximo ao RS. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 29/05/2017 – 23h05min: Nas próximas 3 horas, chuva persistente de intensidade fraca a moderada no Litoral Norte de SC.  (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 29/05/2017 – 23h03min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste e Oeste de SC (nas proximidades de divisa com o RS). (Epagri/Ciram)

_______________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

 _______________________________________________________________________

AVISO

 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

CHUVA PERSISTENTE COM ALTO VOLUME EM SC!

Inicio: 30/05/2017 às 08:00h

Fim: 31/05/2017 às 00:00h

Regiões: Todas, começando pelo Oeste e Sul do Estado.

Previsão: Chuva, moderada a localmente forte em alguns momentos, com descargas elétricas (raios). Na noite de terça e na quarta-feira, a chuva intensifica com risco de temporal isolado.

Acumulado de chuva para terça-feira (30/05): Média de 10 a 30 mm no Estado.

Acumulado de chuva para quarta-feira (31/05): No Oeste e Meio Oeste, média de 30 a 50 mm. Do Planalto ao Litoral, média de 60 a 80 mm com pontuais maiores, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí. Caso as previsões se confirmem há risco de Alagamentos, Enxurradas, Vendaval e Deslizamentos de Terra.

Sistema: Formação de um novo sistema de baixa pressão em SC.

Atualização: 29/05/2017 às 08h30min

Gilsânia Cruz –  Meteorologista Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE E MAR MUITO AGITADO EM SC!

Inicio: 31/05/2017 às 20:00h 

Fim: 02/06/2017 às 23:59h 

Regiões: Litoral. 

Previsão: Vento forte, com rajadas de 60 a 80 km/h. Mar muito agitado com picos de onda de 3,0 m, propiciando perigo para navegação de pequenas e médias embarcações. 

Sistema: Formação de um ciclone extratropical na costa de Santa Catarina.

Atualização: 29/05/2017 às 10h00min. 

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

 _________________________________________________________________

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Segunda-feira (29/05) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: variação de nuvens com chuva, alternando com períodos de melhoria.  

Temperatura: amena, sem grande variação devido à nebulosidade.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em deslocamento por SC.

 

Terça-feira (30/05) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: céu encoberto com chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, aumento de nuvens com chuva no período da tarde e noite. (Ler Aviso Meteorológico)

Temperatura: amena sem grande variação.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) atuando em SC.

 

Quarta-feira (31/05) – AVISO PARA CHUVA INTENSA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com temporais localizadosAtenção para alto volume de chuva especialmente do Planalto ao Litoral. A partir da tarde a chuva diminui no Oeste e à noite nas demais regiões. (Ler Aviso Meteorológico)

Temperatura: amena.

Vento: sudeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Mar: muito agitado com picos de onda de 3,0 m, propiciando perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Quinta-feira (01/06) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: No Planalto Sul e Litoral Sul persiste a condição de chuva em boa parte do dia. Nas demais regiões, mais nuvens pela manhã com chance de chuva na Grande Florianópolis, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol.

Temperatura: amena pela manhã e em declínio a partir da tarde devido à chegada da massa de ar frio.

Vento: oeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Mar: muito agitado com picos de onda de 3,0 m, propiciando perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Sexta-feira (02/06)

Tempo: seco com sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa.

Vento: sul a leste, fraco a moderado.

Mar: muito agitado na costa, propiciando perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

TENDÊNCIA de 03 a 13 de junho de 2017 

No dia 03/06, uma massa de ar frio e seco deixa o tempo firme com sol, poucas nuvens e temperatura baixa em SC, com condições de geada nas áreas altas da serra. No restante do período, há indicativos de chuva frequente nos dias 04 a 09/06 e de nova queda de temperatura a partir do dia 10.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo. 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 29/05/2017 23h00min – Nas próximas 3 horas, segue a condição de chuva fraca em SC, podendo ser moderada por alguns instantes, especialmente no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.